Renault terá carro híbrido flex no Brasil

O modelo já está em desenvolvimento, mas a marca francesa não divulgou mais informações, como a data de lançamento

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renault terá carro híbrido flex no Brasil
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A convite da Renault do Brasil, visitamos as fábricas da marca no Complexo Ayrton Senna, em São José do Pinhais, no Paraná. A principal novidade, no entanto, foi revelada pelo presidente da marca, Ricardo Gondo, durante entrevista: a Renault está desenvolvendo um carro híbrido flex para o mercado brasileiro. Além disso, nenhum outro detalhe foi revelado, como carroceria e data de lançamento, por exemplo.

Metaversoindustrial Renault 009
Nas fábricas da Renault são processadas mais de 26.000 imagens, todos os dias, usando Inteligência Artificial
Crédito: Divulgação
toggle button

Metaverso Industrial da Renault

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O propósito da visita foi conhecer um pouco mais de perto todas as tecnologias usadas pela Renault no processo produtivo, que a marca chama de Metaverso Industrial. Os destaques são a aplicação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, gêmeo digital, máquinas e postos de trabalho conectados, coleta de dados em massa com foco em performance, veículos guiados de forma autônoma e impressão 3D.

Além disso, para comprovar o avanço do Metaverso Industrial da Renault do Brasil, o Complexo Ayrton Senna foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0.

O Metaverso Industrial da Renault: ao integrar e conectar máquinas, é possível tornar as fábricas mais inteligentes
Crédito: Divulgação
toggle button

“A adoção das avançadas tecnologias que compõem o Metaverso Industrial da Renault em nossas fábricas não só tornam o processo produtivo mais eficiente, como melhoram a qualidade final de nossos produtos, além de garantir um controle preciso e em tempo real de todas as etapas da produção de um automóvel”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O Complexo Ayrton Senna completa 25 anos em 2023 e tem 5,3 mil colaboradores nas duas fábricas de São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP) e a de comerciais leves (CVU). A área das instalações da Renault totaliza 2,5 milhões de metros quadrados e 40% com mata preservada.

As fábricas da Renault no Complexo Ayrton Senna completam 25 anos em 2023
Crédito: Divulgação
toggle button

“O objetivo final do Metaverso Industrial é que o cliente da Renault receba um produto de alta qualidade percebida, monitorado em todas as etapas de produção de forma precisa e eficiente”, explica Giuliano Eichmann, diretor de engenharia de processos da Renault do Brasil. “Além disso, com essa digitalização da indústria, investimos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil e contribuímos para formar uma mão de obra extremamente qualificada, conectada e preparada para uma nova revolução industrial”, complementa.

Novo SUV a caminho

Inclusive, um novo SUV nacional da Renault já está em produção nas fábricas paranaenses. Infelizmente não tivemos acesso ao local da montagem do modelo e muito menos a novas informações. O futuro rival de VW Nivus e Fiat Pulse, que será lançado em breve com um motor 1.0 turbo de três cilindros e 130 cv completamente novo, foi flagrado recentemente no Paraná durante testes de rodagem.

Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!

Comentários
Wid badge