O inverno chegou a pouco menos de duas semanas, mas já deu para sentir na pele que não deve ser ameno. É comum deixarmos de lado o ar-condicionado do carro no frio. Só que essa atitude pode trazer alguns problemas para o sistema. Para evitar riscos e manter o bom funcionamento quando verão se aproximar, basta seguir algumas dicas bem simples.
Assim você evitará dores de cabeça na hora do calor senegalês de algumas cidades brasileiras. E terá um carro na temperatura ideal durante todo o ano. Vale lembrar que, apesar de ser tratado como um item de conforto, o ar deve ser encarado como equipamento de segurança, uma vez que ajuda a manter a boa visibilidade em dias chuvosos graças ao desembaçador. Sem mais delongas, vamos às dicas.
O primeiro passo é manter o sistema limpo. Para isso, comece pelo lado externo, um paninho para tirar o pó das saídas é o suficiente. Mas e internamente? Bom, são duas opções: a primeira é pagar pelo serviço em uma oficina especializada.
A segunda, mais barata, é comprar um produto específico para limpeza dos dutos. Lembre-se de seguir as recomendações de uso e também o manual de instruções do veículo.
O nome desse processo de limpeza dos dutos é ozonização. O nome pode até ser complicado, mas tanto o produto quanto o procedimento são fáceis. As latas trazem um gatilho na parte superior e um prolongador. São assim para que a substância seja dissipada no fundo dos difusores de ar.
Cuidado para não deixar vazar, a substância pode manchar o painel ou sistema multimídia. Confira todas as instruções de uso e não esqueça de agitar a embalagem antes de utilizar.
Geralmente, as instruções solicitam que o serviço seja feito com o carro ligado e o ar-condicionado ativado - deve-se optar pelo modo de recirculação de ar. Libere o conteúdo da embalagem no fundo dos dutos de ar. Feche a porta e deixe o produto agir.
Você verá uma fumaça tomar conta de todo o veículo, mas fique tranquilo que faz parte do procedimento. O tempo médio para o produto fazer o efeito é de 30 minutos. Após isso, abra o carro por alguns minutos, retire e descarte a lata.
O compressor é o coração do sistema, mas o pouco uso durante o inverno pode causar ressecamento e falta de lubrificação - não só no nele, mas também em mangueiras, por exemplo. Para evitar esse problema, o ideal é ligar o ar-condicionado no frio por, ao menos, cinco minutos uma vez por semana.
Mesmo que em uma determinada semana não seja necessário utilizar o equipamento para deixar a temperatura mais agradável, você deve ligá-lo para que não passe muito tempo sem trabalhar. Vale lembrar que usar o ar não significa "passar frio": você pode acioná-lo em temperaturas mais amenas (como a que estiver do lado de fora do carro) ou até mesmo como aquecedor.
O filtro de pólen é uma das peças mais importantes do ar-condicionado. Ele reduz os odores e evita que partículas do ar externo entrem no veículo, como fumaça e poeira. Isso ajuda a evitar ou agravar problemas respiratórios como bronquites e rinites.
Uma dica importante no inverno é usar a função ventilar, sem o climatizador ligado, mesmo que por um curto período de tempo, como no trecho final para o trabalho. Isso minimiza odores e deixa o conjunto seco. Veja também nossas dicas de usar o equipamento durante a pandemia.