Os motores turbinados chegaram para ficar - e para servir à eficiência, principalmente. Porém, é preciso ter alguns cuidados com esse tipo de propulsor. São pequenos hábitos no dia dia que podem fazer seu carro render melhor e ser mais econômico. Veja como aproveitar melhor o motor turbo.
Antes de desligar o motor espere com o carro parado em marcha-lenta por uns cinco minutos. É que o óleo da turbina ainda está muito quente e, quando o propulsor é desligado de forma repentina, esse lubrificante pode secar e grudar nas paredes do compressor. Isso pode comprometer as propriedades do óleo e até degradá-lo.
Ao ligar o carro, especialmente em regiões ou climas mais frios, espere por cerca de dois ou três minutos com o veículo parado e sem engatar marcha ou acelerá-lo. É o tempo suficiente para que o motor atinja uma temperatura mais adequada de funcionamento e para que boa parte de seus componentes estejam lubrificados, evitando esforço extra do conjunto e da turbina.
A correta lubrificação é fundamental para qualquer carro, especialmente os turbinados. Até porque o natural aumento de pressão dentro do cilindro e da câmara de combustão nesses propulsores faz com que o consumo de óleo seja um pouco maior do que nas unidades aspiradas.
Por isso, respeite os prazos de troca do lubrificante e só use o produto que atenda as especificações da montadora - que estão no Manual do Proprietário. Não esqueça também de substituir o filtro de óleo.
Em motores sobrealimentados é fundamental que o usuário respeite a troca do filtro de ar dentro dos intervalos determinados pelo fabricante - e que constam no Manual. O mau funcionamento da peça vai possibilitar a entrada de partículas abrasivas, que desgastam as paletas do turbocompressor.
Veja no Manual do Proprietário ou na ficha técnica do veículo qual a melhor faixa de torque que o motor trabalha. Se for a partir de 1.500 rpm até 4.500 rpm, por exemplo, procure trabalhar acelerações, retomadas e mudanças de marcha sempre nessa faixa. Você vai ter sempre a plenitude da força do motor e obter melhor consumo de combustível.
Os motores com turbocompressores costumam trabalhar com taxas de compressão mais elevadas. Por esta razão, funcionam melhor com a gasolina premium, de alta octanagem. Apesar de mais cara, a longo prazo o uso do combustível pode contribuir para o propulsor e seus componentes terem uma vida útil maior.