O WM1 já mostrou que 2020 será agitado para o segmento de SUVs e também para o mercado de sedãs, mas isso não está limitado só para estas duas categorias. O segmento de picapes também promete muitas novidades, com novos players em todos os "tamanhos" da categoria.
Abaixo listamos as sete picapes mais aguardados para 2020.
A maior rival da Fiat Toro vai surgir no segundo semestre com a promessa de ser o maior destaque da Volks no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro. Vale lembrar que a Tarok Concept, o protótipo quase pronto da picape, surgiu pela primeira vez no Salão de 2018.
A Tarok promete rivalizar com a Toro em proposta e preço devido ao tamanho de carroceria - que também será de monobloco com suspensão traseira independente. Além da motorização: 1.4 TSI (turboflex) de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração integral.
Sua produção deve ser em São José dos Pinhais (PR), na mesma fábrica do T-Cross e do futuro SUV-cupê Nivus.
A própria líder deste segmento de picapes compacta-médias (que não são nem pequenas como a Strada e nem médias como uma Chevrolet S10, por exemplo) vai ganhar atualização este ano. As mudanças estão programadas para o segundo semestre.
Entre as novidades, a Toro deve ganhar um tapa no visual - já alinhado ao novo padrão de design da Fiat, próximo ao que vimos no SUV Fastback - e também novos motores, que devem incluir o 1.3 FireFly turbo. Este promete render cerca de 170 cv, aposentando de vez o 1.8 E-torQ. As versões com o 2.4 Tigershark e com o 2.0 turbodiesel devem continuar.
A líder entre as compactas e mais vendida entre todas as picapes de 2019 também deve mudar em 2020. Finalmente o modelo irá receber uma nova geração, depois de mais de 20 anos sendo construído sobre a base da primeira geração do Palio - de 1996.
A nova Strada será feita sobre uma plataforma adaptada com peças de Mobi e Argo. Visualmente, ela deverá ter desenho dianteiro bem próximo ao do Argo, enquanto na traseira são esperadas lanternas parecidas com as da Toro.
A picape terá configurações de cabine estendida e dupla com quatro portas, Os motores deverão ser os atuais 1.4 Fire Evo e 1.3 FireFly. Já os preços prometem ficar entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
A tradicionalíssima S10 é outra que deve mudar em 2020, mas de leve. A GM já revelou que a picape deve trocar de geração globalmente a partir de 2021 - e por isso antecipamos que neste ano ela deverá receber somente alguns retoques visuais.
Essas mudanças estarão concentradas na frente da picape. A inspiração do facelift (o segundo desta geração, que foi lançada em 2012) será os novos Blazer e Trailblazer gringos.
Apesar da frente, que promete ser mais agressiva, a picape não terá alterações de motorização. Por isso, deve manter os atuais conjuntos, um 2.5 flex de 206 cv e um 2.8 turbodiesel de 200 cv.
Outra promessa para 2020 é a picape "de entrada" da RAM, a 1500. Ela vem para a categoria de S10, Hilux, Ranger e cia. A 1500 vem sendo especulada no Brasil desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, mas só este ano, no segundo semestre, fará sua estreia no mercado nacional.
Sua maior vantagem é não exigir CNH na categoria C ou ter horários de rodízio alternativos, como com a gigante 2500. Mesmo assim, é bem maior que as rivais diretas do segmento.
O motor deve ser o novo V6 turbodiesel de 264 cv e brutos 66,3 kgf.m de torque. Até versões com motor V8 a gasolina estão na mira.
Outra picape média que se rendeu ao motor V6 foi a Hilux, apresentada em sua versão esportiva GR-S no fim de 2019. Já noticiamos por aqui que a picape será lançada no primeiro trimestre de 2020 com motor V6 na série especial da Gazoo Racing Sport, que tem acerto de suspensão mais firme e visual invocado.
Seu motor turbodiesel tem 234 cv e 38,3 kgf.m de torque. Será uma concorrente à altura para a Volkswagen Amarok com motor de seis cilindros? Só o preço irá dizer. Mas não espere por nada abaixo de R$ 200 mil.
O segundo semestre também reserva espaço para o lançamento da Gladiator, a versão picape do SUV Wrangler. Com isso, teremos a picape mais capacitada para o uso off-road possível no Brasil, uma vez que a Classe X, da Mercedes-Benz, "subiu no telhado".
A Gladiator usa um V6 a gasolina, o Pentastar, com 289 cv e 35,8 kgf.m de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Mas sua disputa será no segmento de alto luxo, já que, com o dólar a mais de R$ 4, as expectativas são de que seu preço fique acima dos R$ 300 mil.