A Chevrolet lança nesta quarta-feira (23) duas importantes novidades entre os produtos de sua gama: Onix RS e Onix Plus Midnight. Custam, respectivamente, R$ 75.590 e R$ 81.390. Segundo a empresa, o objetivo é atrair um novo tipo de público, consumidores que querem "visual diferenciado".
O Onix RS traz como destaque um design esportivo inédito, aliado ao motor 1.0 turbo. Já o Onix Plus recebe o acabamento todo preto da grife global Midnight da Chevrolet para, segundo a empresa, agregar sofisticação com um toque de atitude "incomuns" em sedãs. Conheça abaixo os dois novos modelos, que chegam às lojas em outubro.
As duas novidades vêm com alguns equipamentos em comum, como o motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas, seis airbags e novo MyLink, que agora tem tela maior, de oito polegadas. O RS será posicionado entre as versões LTZ e Premier (de R$ 73 mil a R$ 77 mil). Já o Midnight será um pacote de equipamentos da Premier na linha do sedã.
A grande exclusividade do Onix RS é trazer o apelo mais arrojado e esportivo, ainda que mais visual do que performático. Esteticamente, tem alguns itens exclusivos, como a grade tipo colmeia na dianteira, spoilers mais pronunciados no para-choque e faróis tipo projetor com máscara negra e DRL com moldura em preto brilhante, além do emblema RS e da gravatinha da Chevrolet pintada de preto.
Na lateral, tem retrovisores pintados de preto metálico, novas rodas de alumínio de 16 polegadas e uma saia na cor do veículo, que faz o carro parecer mais próximo do solo.
Atrás, além do spoiler integrado ao para-choque, o Onix RS vem com outro, mais estiloso, posicionado na parte superior da tampa do porta-malas. O emblema com o nome do veículo recebe acabamento escurecido. O teto também é pintado de preto.
Por dentro, a cor escolhida para pincelar essa harmonização mais esportiva é o vermelho. O tom está presente nas costuras da forração do volante e nos bancos. Já as saídas de ar trazem molduras na mesma cor, assim como o grafismo do quadro de instrumentos - que, segundo a GM, foi projetado especialmente para essa versão. Os ponteiros são de LED.
Outra novidade é a tela maior da central multimídia, de oito polegadas, para o sistema MyLink. Entre os equipamentos, o pacote é bem parecido com o da versão LTZ. Ele vem com sistema de áudio com seis alto-falantes; ar-condicionado; direção com assistência elétrica; travas e vidros elétricos com controle remoto na chave; sensor de estacionamento traseiro e computado de bordo.
Já entre os itens de segurança, o Onix RS oferece controlador de limite de velocidade; regulagem de altura do banco e do cinto de segurança do motorista; regulagem de altura e profundidade do volante; seis airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.
Faltam, portanto, itens refinados como o sistema de internet wi-fi a bordo, o carregador de celular por indução no console, sensor de ponto cego nos retrovisores e sistema automático de estacionamento - que são encontrados somente na configuração Premier.
Sim, mas só no design. Mecanicamente, ele é o mesmo carro que as versões turbinadas do modelo, equipadas com o (bom) motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m de torque (dados com etanol) e câmbio automático de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h fica nos mesmos 10,1 segundos.
Mas a GM defende que o Onix RS tem proposta mais urbana e leva vantagem na comparação com outros compactos "de apelo esportivo", principalmente pelo consumo de combustível, que, de acordo com o fabricante, chega a ser 30% melhor. Segundo o Inmetro, o carro faz 10,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina; e 8,3 km/l e 12 km/l, respectivamente, com etanol.
Por que não utilizar o 1.2 turbo do Tracker? Segundo a GM, ser "turbo" era o ideal para a proposta desse carro. E se fosse utilizado o motor de 1,2 litro, a taxação de IPI do modelo seria ainda maior do que é atualmente por ele ser 1.0, algo que influenciaria diretamente no preço - portanto, o valor seria ainda mais caro.
O Onix Plus, por sua vez, recebe em seu pacote de versões a série especial Midnight - agora a mais popular da Chevrolet no mercado -, que também está presente na picape S10 e nos SUVs Tracker e Equinox. O conceito "todo preto" para carroceria e acabamentos, que caracteriza a série, chega para a versão Premier, a mais cara e completa do modelo.
A série ainda se diferencia das demais versões do sedã por conta do conjunto frontal mais esportivo, com grade tipo colmeia em preto brilhante e faróis tipo projetor com máscara negra. Ele também tem rodas escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado (não igual às do Onix RS), assim como os frisos e logos, todos monocromáticos – inclusive a gravatinha da Chevrolet.
Por dentro, portanto, é tudo preto - diferente do Onix RS, que traz os tons vermelhos. Os bancos vêm com revestimento exclusivo da versão. E o sedã também oferece um pacote de itens de aparência e uma combinação de equipamentos de série bem completos por justamente ser da versão Premier, a mais cara, recheada e refinada do modelo.
O Onix Plus Midnight, portanto, será vendido com o novo sistema MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay com tela maior, de oito polegadas; sistema de áudio com seis alto-falantes; ar-condicionado; direção elétrica; acendimento automático dos faróis; sensor e câmera de ré; chave inteligente para destravamento das portas; partida da ignição por botão e computador de bordo.
Em termos de segurança, ele também oferece controlador de velocidade; regulagem de altura e profundidade do volante; ajuste de altura do banco e do cinto de segurança do motorista; seis airbags; controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Mecanicamente, o conjunto é o mesmo do Onix Plus Premier, versão na qual se baseia: motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m de torque (dados com etanol) e câmbio automático de seis marchas - segundo a GM, "o mais tecnológico disponível para a linha".
Nas palavras da marca, ele consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 s. Com isso, a GM afirma que o consumo é de 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina e 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol.