A JAC promete revolucionar a mobilidade no Brasil com o lançamento de cinco modelos elétricos ainda neste mês de setembro. A afirmação veio por meio de um áudio do presidente da marca no Brasil, Sergio Habib, que está sendo compartilhado oficialmente pela fabricante chinesa.
De acordo com o executivo, serão três SUVs: o iEV40, apresentado em janeiro, o compacto iEV20 e o médio iEV60. Também será lançada a picape iEP 330 (a primeira do mundo movida a eletricidade) e o caminhão leve iET 1200, com capacidade para transportar até seis toneladas e que está em pré-venda por R$ 259.900. Os lançamentos estão programados para o dia 16 de setembro, em São Paulo.
Não é de hoje o interesse da JAC em trazer uma linha de elétricos para o Brasil. A marca abriu, em janeiro, a pré-venda do iEV40 (até maio, o elétrico mais barato do Brasil), versão eletrificada do T40. As primeiras entregas estavam previstas para julho, mas o cronograma atrasou e o modelo será lançado oficialmente neste mês.
O iEV40 usa motor elétrico traseiro de 115 cv e 30,6 kgfm alimentado por uma bateria de 40 kWh. Segundo a JAC, a autonomia é de aproximadamente 300 km, enquanto o 0 a 100 km/h fica em 11 segundos. O tempo de abastecimento é de oito horas em tomada 220V ou 1 hora para 80% da bateria em carregador próprio - a marca vai oferecer um carregador emergencial por R$ 3.490.