Lexus RX 450h+: primeiras impressões

Sofisticado com bom custo-benefício? A marca de luxo da Toyota lança o seu primeiro modelo híbrido no mercado brasileiro

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Evandro Enoshita
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Você trocaria um SUV elétrico por um híbrido plug-in? A Lexus acha que sim e por isso mesmo começa a trazer para o mercado brasileiro o RX 450h+, primeiro modelo híbrido plug-in da marca de luxo da Toyota oferecido por aqui.

O mais novo membro da família RX chega para ser o automóvel mais caro da Lexus por aqui. Com preço de R$ 609.990, fica posicionado acima até do RX 500h, que tem visual esportivo e motor mais potente, mas com um conjunto motriz híbrido autocarregável.

Confira a seguir como foi o meu primeiro contato com o SUV híbrido plug-in Lexus RX 450h+. Será que realmente pode ser uma opção bacana para quem busca um SUV de luxo?

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O Lexus RX 450h+ é o primeiro híbrido plug-in da marca no Brasil
Crédito: Matheus Simanovicius/Divulgação
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Lexus RX 450h+

Atual, mas conservador

A Lexus é - literalmente - a Toyota dos carros de luxo. Seus carros têm uma abordagem de estilo mais conservadora que o de outras marcas de prestígio e não recorrem a interiores espalhafatosos. A tecnologia de ponta está lá, mas nem sempre ela grita na sua cara como em automóveis de marcas concorrentes.

Esse DNA da Lexus fica evidente no RX 450h+. O modelo que ficou até mais bonito que o RX 500h. Diferentemente do irmão esportivo, este tem uma pegada mais luxuosa, com para-choque dianteiro exclusivo, detalhes de acabamento cromados e rodas diamantadas de 21 polegadas.

Mas ainda é bastante sóbrio e, no trânsito, vai chamar mais a atenção dos entendidos em automóveis que do público em geral. Até porque não é tão grande assim: mede 4,89 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de largura e entre-eixos de 2,85 m. Ou seja: é pouco maior que os SUVs médios tradicionais, mas não chega a ser grandalhão como modelos como o BMW X7 e o Audi Q7.

O visual do RX 450h+ é bem atual, porém mais sóbrio que os de outros modelos premium
Crédito: Matheus Simanovicius/Divulgação
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Classe executiva

Um ponto que me agrada bastante na geração mais recente do Lexus RX é o layout do painel. Pode parecer menos impressionante e mais poluído que os dos concorrentes europeus. Mas isso é ótimo para o motorista, já que há um equilíbrio perfeito entre comandos em tela e botões físicos.

A ergonomia também é elogiável. O RX é um carro "motoristacêntrico". Todos os comandos são voltados para o condutor, incluindo a grande tela da multimídia, de 14 polegadas. Apesar da quantidade de recursos, o SUV da Lexus é muito intuitivo.

Ponto positivo também para o acabamento interno, de primeiríssima linha. Seria heresia se fosse diferente. E o comprador do carro ainda pode encomendar o interior nas cores bege, marrom ou preta. Esta última é a do carro das fotos. Aliás, minha tonalidade preferida entre as três.

O 450h+ pode ser um carro muito bacana no banco do motorista. Mas é um daqueles modelos que impressionam mesmo no banco traseiro. Deu até vontade de contratar um chofer só para fazer esse teste como passageiro.

Apesar dos vários recursos tecnológicos e de conforto, o Lexus RX 450h+ é muito intuitivo
Crédito: Matheus Simanovicius/Divulgação
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Além do ar-condicionado com controle independente de temperatura para o banco traseiro, o passageiro ainda pode aproveitar o ajuste elétrico de inclinação do encosto e também o sistema de aquecimento e ventilação dos bancos.

O encosto do banco dianteiro do passageiro tem inclusive botões de atalho, que permitem regular a inclinação e a distância do assento - aumentando a área para as pernas no banco traseiro. Conforto digno da classe executiva dos jatos comerciais.

E o SUV da Lexus ainda tem persianas nas janelas para entregar um pouco mais de privacidade ao dono do carro. Perfeito para relaxar e aproveitar uma música de qualidade no sistema de som premium Mark Levinson, com 20 alto-falantes e um subwoofer.

Ah! E já ia me esquecendo do porta-malas. Como todo bom SUV médio que se preze, esse carro tem ótima capacidade: o bagageiro leva 612 litros. E, claro, a tampa tem acionamento por sensor para abertura e fechamento.

Equipamentos

Além dos itens que eu citei acima, o Lexus RX 450h+ tem bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, ar-condicionado de três zonas, head-up display, faróis de LED adaptativos, pacote ADAS, sete airbags, retrovisor interno por câmera, teto solar panorâmico e suspensão adaptativa.

Conforto ao extremo

Não foi dessa vez que eu pude experimentar o RX 450h+ no uso cotidiano. Mas os quilômetros que eu rodei com o híbrido plug-in da Lexus na pista de testes da fabrica da Toyota em Sorocaba (SP) já deram uma ideia do que esperar desse carro aqui nas ruas, avenidas e estradas.

O Lexus RX 450h+ tem um motor 2.5 litros de quatro cilindros e aspiração natural, e mais dois motores elétricos. Esse conjunto desenvolve a potência combinada de 308 cv.

Com tração integral, o RX 450h+ acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e tem bateria motriz de 18,1 kWh, que permite ao SUV rodar até 56 quilômetros no modo 100% elétrico. Bons números para um carro de 2.200 quilos.

Com a bateria motriz híbrida carregada, o RX 450h+ prioriza o uso dos motores elétricos mesmo em acelerações mais intensas. O resultado é um carro bastante econômico, com médias de consumo oficiais de 13,9 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada).

Fica claro quando o 2.5 a gasolina entra na jogada. Não pelos trancos ou ruídos. Longe disso, já que o câmbio automático Hybrid Transaxle CVT garante uma transição suave. Mas pela força adicional que o propulsor a combustão garante. Um motor que - vale ressaltar - entrega 182 cv de potência.

No papel, o plug-in da Lexus fica devendo em potência combinada frente a outros SUVs na mesma faixa de preço. Híbridos ou elétricos, boa parte dos concorrentes tem mais de 400 cv. Mas não dá para reclamar de falta de performance. O desempenho do 450h+ é bem bom. Só não é impressionante.

Também é perceptível que, no RX 450h+, a Lexus quis focar no conforto. O resultado é um carro muito silencioso na rodagem, mesmo em altas velocidades e com o motor a combustão funcionando. Fica a impressão de que a Lexus nem precisaria ter investido em vidros com isolamento acústico na dianteira.

Além dos freios - muito eficientes - o conjunto de suspensão também merece elogios. Apesar do acerto macio, que garante o conforto mesmo rodando acima de 70 km/h em um piso de paralelepípedos, os amortecedores adaptativos mantém o carro plantado no chão em curvas mais fechadas.

Com três motores, o plug-in da Lexus entrega 308 cv de potência combinada
Crédito: Matheus Simanovicius/Divulgação
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Mercado

O Lexus RX 450h+ tem porte ideal para viagens, mas ainda vai bem no uso urbano. Tem um pacote tecnológico e de conforto com tudo o que se espera para um carro dessa categoria e até poderia ter um conjunto motriz mais potente. Mas, no final das contas, esse ainda é um carro de luxo muito competente.

Ainda mais considerando o preço, que coloca o modelo na mesma faixa do concorrente direto Volvo XC90 Recharge Plus (R$ 608.950) - um carro cheio de qualidades, mas com quase 10 anos no mercado, na atual geração - e abaixo de SUVs de proposta e porte semelhantes, como o também híbrido BMW X5 Xdrive50e X-line (R$ 751.950) e o elétrico Mercedes-Benz EQE 350 SUV (R$ 699.900).

Com um belo pacote, o Lexus RX 450h+ também é mais barato que outros modelos premium
Crédito: Matheus Simanovicius/Divulgação
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