Você lembra da Mini Clubman, aquela perua muito legal que foi vendida no Brasil em duas gerações até sair de linha, há alguns anos?
Pois lá fora a station wagon ainda existe, embora aos poucos comece a "subir no telhado". A prova disso é a versão "Final Edition", apresentada esta semana.
Tecnicamente, a nova configuração adiciona por dentro e por fora uma série de detalhes sob medida alusivas à versão de despedida. Serão 1.969 unidades, em uma referência ao ano de lançamento do Mini original.
Exclusiva. A ideia da versão final é oferecer o "máximo" que a perua conseguir, até porque não existe uma substituta nos planos.
Segundo especulações da imprensa europeia, a marca prepara um novo modelo que ocuparia seu lugar, mas sem a carroceria ao estilo SW.
A Mini Clubman "Final Edition" é baseada na versão S Exclusive e pode ter três cores externas: Nanuq White (branca), Enigmatic Black (preta) e Melting Silver (prata).
Além disso, o carro combina detalhes de cobre na grade do radiador e adesivos no capô, nas portas laterais e na tampa traseira bipartida. Note que as rodas aro 18" também têm acabamento nesse tom.
A edição especial também terá a inscrição "Final Edition" na tampa do porta-malas e a numeração "1 de 1969" na coluna "C".
Por dentro, há emblemas específicos da edição nos bancos e nos carpetes, além de um painel de instrumentos escurecido inédito, com faixas em verde. Entre os itens de conforto, a perua tem assentos aquecidos, tela tátil de 8,8 polegadas com CarPlay e GPS nativo, câmera de ré, espelhos retrovisores elétricos, teto-solar panorâmico e sistema de som da grife Harman Kardon.
Os motores também não mudam: falamos de um três cilindros turbo de 1.5 litro e 134 cv e de um quatro cilindros turbo 2.0 de 176 cv - e, em alguns mercados, também existe uma opção a diesel.