Nissan Sentra 2025: primeiras impressões

O sedã médio mudou! Será que esse três volumes mexicano está pronto para enfrentar novos e tradicionais concorrentes?

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Evandro Enoshita
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Praticamente um ano depois do lançamento internacional, a Nissan lança no Brasil a reestilização do Sentra de oitava geração, que chega por aqui como linha 2025.

O três volumes mexicano não poderia ter chegado em um momento mais agitado. Depois de anos de marasmo nessa faixa de entrada do segmento dos sedãs médios - a última novidade tinha sido o próprio Sentra, no ano passado -, o modelo da Nissan acaba de ganhar um forte concorrente: o híbrido plug-in BYD King.

Mas será que o Sentra 2025 continua competitivo mesmo com as mudanças no mercado? Antes de falar disso, preciso mostrar o que mudou no sedã médio da Nissan.

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O que mudou no Sentra 2025?

Por fora

Ainda disponível em duas versões (Advance e Exclusive), o Sentra 2025 estreia uma dianteira atualizada. Sai a grade frontal com o chamativo "V" cromado e entra uma peça com linhas mais ousadas e visual escurecido. No mesmo estilo do Versa reestilizado. Mudou também o logo da Nissan, agora no padrão atualizado.

E foi só. Ou quase, já que agora é possível comprar o Sentra na cor Cinza Atlântico, que na versão Exclusive pode ser combinada com o teto preto. Foram alterações bem sutis. Mas eu gostei do resultado final. Acho que a nova grade combina com o resto do estilo da carroceria. Não dá para dizer que o Sentra não é um carro bonito.

Novo Nissan Sentra Exclusive 2025 Cabine
O interior com revestimentos caramelo é opcional na versão Exclusive
Crédito: Divulgação
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Por dentro

A Nissan aproveitou para mexer na lista de equipamentos do Sentra 2025. Agora, a versão Advance também tem o pacote ADAS de série, com itens como farol alto automático, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado na traseira e assistente de manutenção em faixa.

Nas duas versões, o Sentra 2025 incorporou ainda o travamento automático das portas, que era uma ausência imperdoável para um sedã médio. Uma pena que dois pecados continuam presentes no sedã: o freio de estacionamento por pedal e também a multimídia simples, que não faz espelhamento de smartphones sem o uso de cabos.

Novo Nissan Sentra Exclusive 2025 Motor
A mecânica continua a mesma: câmbio CVT e o motor 2.0 de 151 cv nas duas versões
Crédito: Divulgação
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Mecânica

A Nissan não mexeu no conjunto mecânico do Sentra 2025. A única opção de motorização é um 2.0 aspirado com injeção direta de gasolina, que desenvolve 151 cv de potência e 20 kgf.m de torque.

Com um câmbio automático CVT com simulação de oito marchas, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge os 200 km/h de velocidade máxima.

Já no consumo, o modelo crava médias de 11 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada). Nada muito brilhante. Mas também não dá para chamar esse carro de gastão.

Novo Nissan Sentra Exclusive 2025 MultimÍdia
O ar-condicionado de duas zonas e o pacote ADAS são de série em toda a linha
Crédito: Divulgação
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Equipamentos do Sentra 2025:

Confira a seguir como ficou a lista de equipamentos das duas versões:

  • Sentra Advance: rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos e com ajustes elétricos para o motorista, revestimento interno sintético na cor preta, chave presencial, multimídia com tela de oito polegadas, controlador automático de velocidade, faróis de LED, seis airbags, frenagem autônoma e pacote ADAS.
  • Sentra Exclusive: todos os itens da Advance mais som premium Bose com oito alto-falantes, partida remota do motor, controlador adaptativo de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico e câmera 360°. Opcional: interior sintético na cor Sand (caramelo).
  • Sentra 2025: primeiras impressões

    Um test drive de facelift? Pois é. Pode parecer incoerente. Mas a Nissan preparou um roteiro bem bacana para rodarmos com Sentra 2025: um percurso de ida e volta entre São Paulo (SP) e Morungaba (SP). Cerca de 180 quilômetros com trechos urbanos, estradinhas sinuosas e rodovias para pisar forte no acelerador.

    Não poderia recusar esse passeio com o Sentra 2025 na versão topo de linha Exclusive. No final das contas, serviu para refrescar a minha memória, já que o meu último contato com o sedã da Nissan havia sido no ano passado. E como é um carro bacana de guiar. Em comportamento, esse três volumes mexicano lembra muito o rival Toyota Corolla.

    Ou seja: não é um carro para quem gosta de acelerar forte. Mas é confortável (a posição de guiar lembra muito a do finado Civic "10"), bem acabado, silencioso e tem direção e suspensão que equilibram perfeitamente conforto e dinâmica. Pode não ser um foguete, mas não fez feio quando pisei fundo no acelerador. Mesmo com mais dois colegas jornalistas a bordo.

    Novo Nissan Sentra Exclusive 2025 09
    O Nissan Sentra ainda é um competente carro para um viagem em família
    Crédito: Divulgação
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    Essa convivência só não é melhor por conta de pontos como a central multimídia, que é bastante simples para um sedã médio, a ausência das saídas de ar-condicionado na traseira - até sedã compacto tem hoje em dia - e o incoerente freio de estacionamento por pedal. Pelo menos não fica em um local incômodo para usar.

    Com uma cabine tão ampla quanto a do Toyota, praticamente empata também em porta-malas: são 466 litros. Ou seja: continuo achando que o Sentra é um belo sedã familiar. Um Corolla para quem não quer um... Corolla.

    Novo Nissan Sentra Advance 2025 04
    O Nissan Sentra Advance é idêntico ao Exclusive quando visto por fora
    Crédito: Divulgação
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    Vale a pena ou não?

    O Sentra 2025 estreia com preços a partir de R$ 156.390 para a versão Advance. Um pequeno acréscimo de preço em relação aos R$ 152.990 pedidos até então pela mesma versão na linha 2024. Mas compensado pelo ganho de equipamentos. Já o topo de linha Exclusive parte de R$ 176.690, podendo chegar a R$ 178.390 com interior caramelo, que é (um belo) opcional.

    Somando e subtraindo, fica claro que a versão com melhor custo benefício do Sentra não é a Exclusive, mas a Advance. Bem completa, ficou mais interessante na linha 2025 com a adoção do pacote ADAS. Tem um custo-benefício bem interessante frente ao do concorrente Toyota Corolla GLi (R$ 151.010) e, mesmo com motor menos potente, ainda oferece mais itens de conforto.

    E como fica o Sentra frente ao BYD King? A única versão do sedã da Nissan que enfrenta o novato chinês é a Exclusive. Aqui, a questão é puramente a preferência pessoal: o BYD é um híbrido plug-in, mas não tem pacote ADAS. Já o Sentra  tem - mas, obviamente, não é eletrificado.

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      Tags:Nissan
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