Praticamente um ano depois do lançamento internacional, a Nissan lança no Brasil a reestilização do Sentra de oitava geração, que chega por aqui como linha 2025.
O três volumes mexicano não poderia ter chegado em um momento mais agitado. Depois de anos de marasmo nessa faixa de entrada do segmento dos sedãs médios - a última novidade tinha sido o próprio Sentra, no ano passado -, o modelo da Nissan acaba de ganhar um forte concorrente: o híbrido plug-in BYD King.
Mas será que o Sentra 2025 continua competitivo mesmo com as mudanças no mercado? Antes de falar disso, preciso mostrar o que mudou no sedã médio da Nissan.
Ainda disponível em duas versões (Advance e Exclusive), o Sentra 2025 estreia uma dianteira atualizada. Sai a grade frontal com o chamativo "V" cromado e entra uma peça com linhas mais ousadas e visual escurecido. No mesmo estilo do Versa reestilizado. Mudou também o logo da Nissan, agora no padrão atualizado.
E foi só. Ou quase, já que agora é possível comprar o Sentra na cor Cinza Atlântico, que na versão Exclusive pode ser combinada com o teto preto. Foram alterações bem sutis. Mas eu gostei do resultado final. Acho que a nova grade combina com o resto do estilo da carroceria. Não dá para dizer que o Sentra não é um carro bonito.
A Nissan aproveitou para mexer na lista de equipamentos do Sentra 2025. Agora, a versão Advance também tem o pacote ADAS de série, com itens como farol alto automático, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado na traseira e assistente de manutenção em faixa.
Nas duas versões, o Sentra 2025 incorporou ainda o travamento automático das portas, que era uma ausência imperdoável para um sedã médio. Uma pena que dois pecados continuam presentes no sedã: o freio de estacionamento por pedal e também a multimídia simples, que não faz espelhamento de smartphones sem o uso de cabos.
A Nissan não mexeu no conjunto mecânico do Sentra 2025. A única opção de motorização é um 2.0 aspirado com injeção direta de gasolina, que desenvolve 151 cv de potência e 20 kgf.m de torque.
Com um câmbio automático CVT com simulação de oito marchas, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge os 200 km/h de velocidade máxima.
Já no consumo, o modelo crava médias de 11 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada). Nada muito brilhante. Mas também não dá para chamar esse carro de gastão.
Confira a seguir como ficou a lista de equipamentos das duas versões:
Um test drive de facelift? Pois é. Pode parecer incoerente. Mas a Nissan preparou um roteiro bem bacana para rodarmos com Sentra 2025: um percurso de ida e volta entre São Paulo (SP) e Morungaba (SP). Cerca de 180 quilômetros com trechos urbanos, estradinhas sinuosas e rodovias para pisar forte no acelerador.
Não poderia recusar esse passeio com o Sentra 2025 na versão topo de linha Exclusive. No final das contas, serviu para refrescar a minha memória, já que o meu último contato com o sedã da Nissan havia sido no ano passado. E como é um carro bacana de guiar. Em comportamento, esse três volumes mexicano lembra muito o rival Toyota Corolla.
Ou seja: não é um carro para quem gosta de acelerar forte. Mas é confortável (a posição de guiar lembra muito a do finado Civic "10"), bem acabado, silencioso e tem direção e suspensão que equilibram perfeitamente conforto e dinâmica. Pode não ser um foguete, mas não fez feio quando pisei fundo no acelerador. Mesmo com mais dois colegas jornalistas a bordo.
Essa convivência só não é melhor por conta de pontos como a central multimídia, que é bastante simples para um sedã médio, a ausência das saídas de ar-condicionado na traseira - até sedã compacto tem hoje em dia - e o incoerente freio de estacionamento por pedal. Pelo menos não fica em um local incômodo para usar.
Com uma cabine tão ampla quanto a do Toyota, praticamente empata também em porta-malas: são 466 litros. Ou seja: continuo achando que o Sentra é um belo sedã familiar. Um Corolla para quem não quer um... Corolla.
O Sentra 2025 estreia com preços a partir de R$ 156.390 para a versão Advance. Um pequeno acréscimo de preço em relação aos R$ 152.990 pedidos até então pela mesma versão na linha 2024. Mas compensado pelo ganho de equipamentos. Já o topo de linha Exclusive parte de R$ 176.690, podendo chegar a R$ 178.390 com interior caramelo, que é (um belo) opcional.
Somando e subtraindo, fica claro que a versão com melhor custo benefício do Sentra não é a Exclusive, mas a Advance. Bem completa, ficou mais interessante na linha 2025 com a adoção do pacote ADAS. Tem um custo-benefício bem interessante frente ao do concorrente Toyota Corolla GLi (R$ 151.010) e, mesmo com motor menos potente, ainda oferece mais itens de conforto.
E como fica o Sentra frente ao BYD King? A única versão do sedã da Nissan que enfrenta o novato chinês é a Exclusive. Aqui, a questão é puramente a preferência pessoal: o BYD é um híbrido plug-in, mas não tem pacote ADAS. Já o Sentra tem - mas, obviamente, não é eletrificado.