A Audi revela a nova geração da já icônica perua esportiva RS6. Com design ainda mais agressivo, o esportivo será uma das estrelas da marca no Salão de Frankfurt 2019, que começa em setembro.
O visual está de cair o queixo. O para-choque dianteiro tem um desenho bastante agressivo. A grade frontal é gigante e ainda há duas outras entradas de ar nas extremidades para ajudar no arrefecimento do motor e dos freios.
Na traseira, um aplique prateado diferencia o para-choque do extrator de ar traseiro. Ali também estão as duas saídas ovais de escapamento, uma de cada lado.
No interior, a RS6 ficará mais moderno. O modelo passa a adotar o sistema de duas telas touchscreen no console central, uma para a multimídia e outra para funções de performance e ar-condicionado. O Virtual Cockpit também está presente, mas com novo design gráfico e novas opções de personalização.
E não é só o estilo da RS6 Avant que tira o fôlego. Sob o capô, a station wagon c o motor carrega o 4.0 V8 biturbo de 600 cv e impressionantes 81,6 kgf.m. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é a integral Quattro.
Esse conjunto leva a RS 6 até os 100 km/h em apenas 3,5 segundos. A velocidade máxima pode ser de até 305 km/h, dependendo da configuração. Trata-se do mesmo que equipa o Lamborghini Urus.
Outro destaque é o sistema híbrido leve de 48V, o mesmo que equipa o SUV Q8. Sendo assim, a bateria armazena energia das desacelerações e frenagens para poder desligar o motor a combustão em velocidades entre 54 km/h e 160 km/h, quando o motorista tira o pé do acelerador. O V8 pode ficar até 40 segundos inativo. O conjunto híbrido também é responsável pelo start-stop, que é acionado quando o carro está desacelerando e chega aos 13 km/h.
Pensa que acabou? Nada disso. A perua também é capaz de desativar quatro dos oito cilindros quando o condutor não exige tanto desempenho ou mantém velocidades constantes. Dessa maneira, o consumo de combustível é menor.
Outra novidade dessa geração é a presença da suspensão pneumática adaptável como item de série - antes era vendido apenas como opcional. Naturalmente, a perua esportiva já é 2 cm mais baixa que a A6 Avant comum, porém, quando passa dos 120 km/h, a altura reduz ainda mais 1 cm. Se você vai rodar apenas na cidade ou está em uma via de paralelepípedos, por exemplo, é possível elevar a altura em mais 2 cm.
A perua será uma das estrelas do Salão do Automóvel de Frankfurt e começará a ser vendida durante os primeiros meses de 2020. Chegará ao Brasil no segundo semestre do mesmo ano.