O novo Peugeot 208 está perto de chegar ao Brasil, a estreia está programada para abril. Antes disso, o compacto francês conseguiu um importante título na Europa.
O modelo foi eleito o carro da ano no velho continente em um prêmio que tradicionalmente é revelado no Salão de Genebra, que acabou cancelado pelo surto de coronavírus. O júri é composto por 60 jornalistas de 23 países.
No total, o novo 208 recebeu 281 pontos, superando Tesla Model 3 (242 pontos) e Porsche Taycan (222 pontos). Outros concorrentes eram Renault Clio (211 pontos), Ford Puma (209 pontos), Toyota Corolla (152 pontos) e BMW Série 1 (133 pontos).
O modelo é considerado um verdadeiro acerto da Peugeot, uma vez que já lidera o mercado na França com 110 mil pedidos. Outro detalhe relevante é que a configuração elétrica, e-208, representa 15% das vendas. Essa é a sexta vez que a Peugeot leva o prêmio, sendo o mais recente em 2017 com o 3008. Outros modelos premiados foram o 504 em 1969, o 405 em 1988, o 307 em 2002 e o 308 em 2014.
Confira o que sabemos sobre o novo Peugeot 208:
O novo Peugeot 208 europeu cresceu 8 cm no comprimento e totaliza agora 4,05 m. Ficou 4 cm mais largo (1,74 m), mas a aparência esportiva se deve também ao fato de ter ficado 4 cm mais baixo (1,43 m).
A questão está no entre-eixos. A nova geração mantém os 2,54 m. Só que, para brigar com Fiat Argo, Honda Fit, Toyota Yaris, Volkswagen Polo e cia, o 208 precisará oferecer espaço. O que se diz é que o modelo para o Mercosul terá a medida perto dos 2,60 m.
O modelo virá bem mais recheado para poder encarar os rivais já citados. Além dos obrigatórios controles de estabilidade e tração, ganhará de série assistente à subida em rampas e quatro airbags - são esperadas seis bolsas para as versões mais caras.
Ar automático, chave presencial, câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente e botão para partida do motor também estão entre os itens esperados para o novo Peugeot 208. A configuração topo de linha ainda deve receber dispositivos semi-autônomos, como controle de cruzeiro adaptativo e sensor de ponto cego.
Basicamente, sim. A grade em "U" e o capô abaulado ditarão o desenho frontal do veículo, o que pode ser confirmado até em recentes flagras feitos do novo Peugeot 208. As três fileiras verticais de LEDs nos faróis - assim como o filete de luz auxiliar que lembra um dente de sabre - serão exclusivos dos modelos mais caros.
Na traseira, as lanternas se destacam da carroceria e também terão uma tripla sessão vertical de luzes. A tampa do porta-malas, por sua vez, tem uma volumosa saliência bem ao centro.
O conceito de i-Cockpit será preservado, com o volante destacado e o quadro de instrumentos mais recuado. Na tendência do mercado, o cluster será configurável - mais uma vez, nas versões mais caras do novo Peugeot 208.
A central multimídia terá tela de 10 polegadas, enquanto o acabamento continuará sendo um dos diferenciais do hatch. Espere por tecido nas portas e detalhes em preto brilhante no painel.
Inicialmente o modelo manterá as opções 1.2 Puretch de três cilindros de 90/84 cv e o 1.6 16V aspirado de atuais 118/115 cv - mas que deve ter a potência aumentada com o emprego de novos componentes e peças de menor atrito.
Mas há a expectativa de que o novo Peugeot 208 estreie o 1.2 turbo com potências entre 120 e 130 cv. As opções de câmbio ficarão entre o manual de cinco marchas e o automático de seis velocidades. O 1.6 THP de 173 cv, se chegar, será mais para frente.
Não tenha dúvida. O carro deverá custar entre R$ 70 mil e R$ 86 mil. E também do e-208, a variante 100% elétrica do compacto - só que essa viria importada e por preços por volta dos R$ 120 mil.
Vale lembrar que o atual 208 brasileiro continuará em produção. Hoje ele é vendido em cinco versões, mas ficará restrito a duas ou três configurações sempre com motor 1.2 e preços a partir de R$ 58 mil.