A Toyota apresentou oficialmente nesta terça-feira (3), na cidade do Guarujá (SP), o novo Corolla 2020. Repaginado por completo, o campeão de vendas entre os sedãs médios chega a sua 12ª geração em três versões de acabamento e duas de propulsão, sendo uma delas híbrida (algo inédito no segmento), e com preços que partem de R$ 99.990 e vão até R$ 130.990. vendas começarão dia 11.
A garantia passa a ser de cinco anos para todas as versões – no caso da híbrida, o sistema (baterias, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia) tem garantia de oito anos.
Apesar do novo design tanto por dentro quanto por fora, a principal novidade do Corolla é a configuração híbrida de propulsão, que utiliza um motor a combustão de 1.8L aspirado de quatro cilindros Flex de até 101 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque, quando abastecido com etanol, e outros dois propulsores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é automática tipo CVT (continuamente variável).
Presente apenas na versão Altis mais ‘completassa’, este sistema de propulsão conta ainda com freios regenerativos – tecnologia que ajuda a recarregar as baterias nas frenagens e desacelerações – e também com quatro modos de condução: ECO, Normal, Sport e EV (esta última permite rodar somente com os motores elétricos, mas é necessário um nível alto de carga das baterias.
De acordo com dados do INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de fazer 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Já com etanol, os números pulam para 10,9 km/l e 9,9 km/l nos perímetros urbano e rodoviário, respectivamente.
Importante ressaltar o Corolla híbrido não é do tipo plug-in, ou seja, não permite que as baterias sejam recarregadas a partir de uma conexão com tomadas externas. O motor a combustão e o sistema de regeneração dos freios são responsáveis por recarregar as baterias.
As demais versões do novo Toyota Corolla 2020 são equipadas com um renovado motor 2.0L de quatro cilindros aspirado, também bicombustível – chamado de Dynamic Force –, que gera até 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, quando com álcool no tanque. O câmbio, assim como na configuração híbrida, é automático do tipo CVT, mas que simula a mudança de até 10 marchas.
Para a 12ª geração do Corolla, a Toyota utiliza plataforma chamada GA-C, uma derivação da consagrada TNGA. Com esta nova estrutura, a marca japonesa conseguiu baixar em 10 milímetros o centro de gravidade do sedã, que continua praticamente com as mesmas medidas: 4,63 metros de comprimento; 2,70 metros de distância entre os eixos; 1,45 metro de altura; e 1,78 metro de largura (sem os espelhos retrovisores). O porta-malas mantém também os 470 litros da geração anterior. Já o tanque de combustível tem 50 litros para as configurações 100% a combustão e 43 litros para a híbrida.
Uma das apostas da Toyota é no quesito segurança. Todas as configurações, desde a de entrada GLI, conta com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), controles de tração e estabilidade, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha, entre outros.
O diferencial, no entanto, está na configuração Altis – tanto a combustão quanto híbrida –, que traz inédito pacote Toyota Safety Sense (TSS), que é formado por quatro sistemas: Sistema de Pré-Colisão Frontal; Alerta de Mudança de Faixa; Faróis Altos Automáticos; e Controle de Cuzeiro Adaptativo.