A sacada da Toro não demorou a atrair rivais. Em pouco tempo, a picape médio-compacta da Fiat vai ganhar concorrentes. Um deles foi confirmado agora pela Hyundai: a Santa Cruz, que será lançada em 2021
O modelo será produzido na fábrica da marca sul-coreana no Alabama, Estados Unidos - a unidade já faz o SUV Santa Fe e os sedãs Sonata e Elantra. A picape Hyundai rival da Toro vai demandar investimento de US$ 410 milhões.
No mercado latino-americano, a Toro é vendida como RAM 1000. A marca, hoje independente da Dodge, faz parte do Grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles.
O conceito Santa Cruz, apresentado no Salão de Detroit de 2015, servirá de base para o veículo. Porém, deve adotar detalhes diferentes, especialmente na grade e nos faróis.
Segundo a Hyundai, a proposta do Santa Cruz é ser uma picape mais para o lazer e para o público jovem do que para o trabalho. Tanto que o modelo usará estrutura monobloco e será fabricado sobre a plataforma do Tucson.
A base do Santa Cruz, inclusive, já faz a marca esfregar as mãos no Brasil. E pode causar novo embate interno, segundo fonte ligadas à montadora. Isso porque o Grupo Caoa já usa essa arquitetura da picape para produzir o New Tucson em Anápolis (GO).
Ao mesmo tempo, a Hyundai Motor Brasil (HMB) já deu sinais de que leva a sério fazer uma picape Hyundai rival da Toro. Lembra do conceito Creta STC mostrado no Salão de São Paulo 2016?
Desde o motorshow, há um movimento na rede pedindo aumento do portfólio da Hyundai - tanto HMB, quanto Caoa. E a picape médio-compacta cairia como uma luva: é de um segmento ainda pouco explorado e rentável.
De qualquer forma, é coisa para 2021. Mas a largada pode já ter sido dada...