O Porsche Cayenne 2024 foi finalmente apresentado pela marca alemã. Apesar de um Cayenne 100% elétrico estar em desenvolvimento, o maior SUV da marca manteve os motores a combustão - inclusive o retorno do motor V8 para o Cayenne S. Mas recebeu atualizações significativas - por dentro e por fora -, para que essa geração continue viva por mais algum tempo.
O interior do Cayenne agora tem design interno inspirado no do Taycan, o esportivo 100% elétrico da Porsche. Há uma tela para o passageiro, com 10,9 polegadas, enquanto o console central foi reorganizado - a alavanca de câmbio foi reposicionada e agora está no painel. Ainda há uma quantidade razoável de botões físicos, incluindo um de volume, clicável.
Por fora, o Porsche Cayenne 2024 tem alterações em quase todos os painéis. Mas ser capaz de identificar exatamente o que foi ajustado pode ser um pouco desafiador, com o facelift sendo mais evolutivo do que revolucionário.
Então, vamos lá. Os faróis foram redesenhados, perdendo o "efeito lágrima" para uma abordagem mais quadrada. O para-choque dianteiro é menos “sorridente” e os para-lamas dianteiros e o capô foram redesenhados para fazer o carro parecer, de acordo com a Porsche, “mais musculoso e atlético”.
Atrás, surgem novas lanternas que correm de lado a lado da porta traseira, novamente emprestando a linguagem de design empregada no Taycan.
O Porsche Cayenne 2024 ainda ganhou três novas cores, incluindo Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey. Além disso, as rodas do carro também têm novo design, com opções de 20 a 22 polegadas.
Todas as variantes de motor disponíveis tiveram um leve aumento de potência no novo ano/modelo, desde o V6 3.0 com turbo simples até o motor V8 4.0 biturbo da versão Turbo GT.
A maior novidade é que o Cayenne S trocou o V6 biturbo do modelo anterior por um V8 biturbo recém-ajustado. Com isso, teve aumento de 34 cv na potência e de 5,1 kgf.m no torque: agora, tem um total de 474 cv e 61 kgf.m O novo motor reduz o tempo de aceleração de zero a 96 km/h de 4,6 segundos para 4,4 segundos, enquanto a velocidade máxima do Cayenne S permanece limitada a 270 km/h.
Já o motor V6 turbo padrão no Cayenne básico produz 353 cv de potência e 50,8 kgf.m de torque. Ou seja, 13 cv e 5 kgf.m a mais do que antes. O mesmo motor funciona como o componente ICE (motor de combustão interna) do modelo E-Hybrid. Além do motor aprimorado, o híbrido ganhou uma bateria maior, com capacidade aumentada de 17,9 kWh para 25,9 kWh. A potência combinada do E-Hybrid é de 469 cv.
Por fim, o motor V8 biturbo do Cayenne Turbo GT, que continua sendo o carro-chefe da linha e está disponível apenas com carroceria cupê, entrega 659 cv, com velocidade máxima de 302 km/h e uma aceleração de zero a 96 km/h de 3,1 segundos.
O Porsche Cayenne 2024 também teve o sistema de suspensão atualizado. Antes opcional, o Porsche Active Suspension Management (PASM) agora é padrão, e incluem amortecedores atualizados em toda a linha.
A Porsche diz que esses novos amortecedores de duas válvulas são otimizados para todas as situações de direção. Apresentam estágios separados de rebote e compressão, o que resulta em melhor performance em velocidades mais lentas e melhor manuseio nas curvas mais agressivas. A suspensão a ar continua sendo uma opção.
Como passou por melhorias em diversos aspectos, o Porsche Cayenne também sofreu reajuste de preços nesta linha 2024. Para o novo ano modelo, nos Estados Unidos, o custo da versão de entrada subiu de US$ 72.200 (R$ 358.595) para US$ 79.200 (R$ 393.362).
Para justificar, a Porsche argumenta que o Cayenne 2024 tem de série muitos equipamentos e recursos tecnológicos. A lista inclui faróis Matrix LED, o sistema PASM e muitas opções de segurança ativa. Por isso, todas as versões tiveram um salto no preço.
O Cayenne E-Hybrid subiu de US$ 86.500 (R$ 429.619) para US$ 91.700 (R$ 455.446) - o Coupe custa US$ 95.700 (R$ 475.313). Já o Cayenne S saltou de US$ 90.900 (R$ 451.473) para US$ 95.700 (R$ 475.313) - US$ 102.100 (R$ 507.100) na configuração Coupe.
Caso dinheiro não seja um problema, o Cayenne Turbo GT passou a ter preço sugerido de US$ 196.300 (R$ 974.963), contra US$ 188.700 (R$ 937.216) de antes.
Os preços não incluem frete - outros US$ 1.650 (R$ 8.195). Os carros começarão a ser entregues no meio do ano no mercado americano. É importante destacar que todos os preços em reais são estimativas, feitas em conversões diretas na cotação do dólar do dia (18/04/2023), sem taxas, frete ou seguro.
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