A linha Argo finalmente ganhou a versão aventureira tão alardeada pela Fiat nos últimos meses. O nome escolhido foi Trekking, que já esteve no Fiorino, Weekend e Strada. O preço sugerido é de R$ 58.990.
O hatch é equipado com motor 1.3 Flex de até 109 cv de potência máxima a elevados 6.250 rpm e 14,2 kgfm a 3.500 giros, quando abastecido com etanol. A única transmissão disponível é a manual de cinco marchas. Uma opção com câmbio automático – não automatizado – deverá chegar ainda este ano. E de acordo com a Fiat, o consumo de combustível na cidade é de 12,1 km/l com gasolina e 8,5 km/l, com etanol. Já na estrada os números são de 13,5 km/l com derivado de petróleo e 9,6 km/l, com derivado de cana.
Ainda segundo dados oferecidos pela montadora, em termos de performance o Fiat Argo Trekking acelera de 0 a 100 km/h acontece em 10,8 segundos e a velocidade máxima é de 173 km/h – sempre com etanol no tanque.
Apesar de aventureira, a versão Trekking conta com visual mais comedido em relação a linha Adventure, que até hoje se faz presente na Weekend e Strada. Ao invés de grandes peças plásticas, o modelo ganhou adesivos alusivos à versão nas laterais, tampa do porta-malas e no capô.
Outras mudanças visuais que se destacam: rack de teto, molduras plásticas nas caixas de rodas e para-choque traseiro. O escudo da Fiat é escurecido, como na Toro Black Jack, enquanto aerofólio e capas dos retrovisores são pintados de preto. A ponteira de escapamento escolhida é a mesma da configuração HGT.
O interior também recebeu mudanças. Todo preto, incluindo as colunas, além de bancos com tecido exclusivo com costuras laranjas e logo da versão. Tudo para combinar com o exterior. As rodas são da versão Precision 1.8, mas com acabamento escurecido e vendidas como opcionais.
Entre os itens de série estão: vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, faróis de neblina e central multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. A câmera de ré também é opcional.
Muitos podem acreditar que se trata apenas de adesivos, suspensão mais alta e pneu diferenciado, mas não é bem assim. O Argo Trekking, por conta da nova altura, recebeu uma nova calibração de suspensão. Com isso, ficou ligeiramente mais rígido e mais gostoso de dirigir.
No entanto, apesar dessa característica, o modelo não perdeu a capacidade de filtrar as imperfeições do solo, esse trabalho é absorvido pela quantidade extra de borracha nos pneus de uso misto. Aliás, em conjunto com as suspensões, o pneu é responsável pelo crescimento de 4 centímetros na altura livre do solo. No total, a altura do Argo passou de 1,50 metro para 1,57 metro.
Já as demais medidas são as mesmas do Argo ‘comum’, vamos chamar assim. São 3,99 metros de comprimento, sendo 2,52 metros de distância entre os eixos. Já a largura é de 1,72 metro e o porta-malas segue com capacidade para 300 litros.
Os pneus também garantem bom desempenho em leves estradas de terra. Claro, não é feito para o off-road, mas para chegar em um sítio ou praia mais isolada, o Argo Trekking dá conta do recado.
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