O canal de notícias da Webmotors

Quem são os rivais do Honda Civic Type R no Brasil

Veja quem deve disputar mercado com a versão mais esportiva da história do modelo, que acaba de chegar por R$ 429.900

por André Deliberato

Muita gente veio me perguntar, após saber que fui ao lançamento do Honda Civic Type R 2023, quem são os principais concorrentes do esportivo japonês, que acaba de chegar ao país por R$ 429.900.
Chegamos a dar alguns nomes no texto de lançamento. Lá fora, o Type R é rival de modelos da AMG, da Mercedes-Benz; da Série S, da Audi; e da Série M, da BMW, além de carros como Toyota Corolla GR, Volkswagen Golf R e Hyundai i30 N.
Decidimos elencar cinco deles, mesmo sabendo que o Type R não virá para o Brasil para fazer estrago nas vendas - a ideia da Honda, na verdade, é posicioná-lo como "carro de imagem" e vendê-lo quase que por encomenda, já que vai se limitar a trazer, ao menos em 2023, apenas 100 unidades.
Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:CIVIC
Selecionamos cinco rivais do Type R aqui no Brasil. Um deve chegar nas próximas semanas para concorrer diretamente com o carro da Honda, outro já está disponível há algum tempo e o restante figura nessa lista pela esportividade, ainda que tenham propostas diferentes ou já estejam fora de linha.

Os rivais do Honda Civic Type R

1. Toyota Corolla GR

É o principal rival, curiosamente da montadora mais concorrente, que chega nas próximas semanas justamente porque o Type R também veio para cá.
Com preço estimado na faixa dos R$ 400 mil, o Toyota Corolla GR também não será importado em quantidades exorbitantes - fontes nos garantiram que o modelo terá um lote de apenas 50 unidades este ano.
O hatch é fabricado somente na planta de Motomachi, no Japão, e usa motor 1.6 turbo a gasolina com apenas três cilindros, mas é capaz de produzir 304 cv e 37,4 kgf.m de torque.
Como seu principal rival, também terá câmbio manual de seis marchas!

2. Mercedes-AMG A 35

Outro hot hatch que compete diretamente com o Type R lá fora e que manterá a disputa aqui no país é o Mercedes-AMG A 35, a "porta de entrada" para o mundo da AMG.
Enquanto o Classe A hatch parte de R$ 341.900, o A 35 dá um salto e cobra iniciais R$ 439.900. Com preparo especial, a configuração AMG tem 310 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos.
Pare por aqui, já que o A 45 AMG, ainda mais insano, já tem preço na casa dos R$ 573 mil, o que inviabilizaria totalmente um comparativo com o recém-chegado modelo da Honda.

3. BMW M2 e Audi RS3

Ambos não estão mais à venda no Brasil e já não figuram mais no site oficial de cada fabricante, mas eram hatches com proposta muito próxima à do Type R.
O BMW M2, porém, deve voltar em breve em uma nova geração, que deverá ser importada do México com motor de 460 cv. Visualmente, é um cupê compacto com pegada parecida com a do Type R.
O RS3 está mais distante, principalmente depois que a Audi lançou por aqui a nova geração do A3 sem dar indícios que traria a versão mais preparada - no lugar, a marca optou por investir em versões esportivas de seus carros elétricos.

4. Chevrolet Camaro

Sim, pensamos muito antes de considerar o Chevrolet Camaro um competidor do Honda Civic Type R, mas decidimos listá-lo mais pela proposta esportiva do que pela faixa de preço, já que o carro da GM, atualmente, custa R$ 518.800.
A "proposta esportiva" do Camaro é insana: motor V8 de 6.2 litros, tração traseira e câmbio automático de dez marchas. São 461 cv e 62,9 kgf.m de torque. É muito mais força e potência que no carro da Honda, mas é preciso lembrar que o Camaro tem 243 quilos a mais.
Ok, um é um cupê, um legítimo muscle car de tração traseira, enquanto o outro é um hatch de tração dianteira. Mas não duvidem da capacidade de diversão de nenhum deles: ambos são incríveis.

5. Porsche 718 Cayman

Como o título da reportagem diz "rivais do Type R no Brasil", decidimos não listar os concorrentes do hatch em outros mercados - como Volkswagen Golf R, Hyundai i30 N e Renault Mégane RS - e, sim, elencar opções no Brasil que podem criar dúvida na cabeça de seus possíveis compradores.
Abaixo, por exemplo, selecionamos como destaque um Porsche Cayman 2018, seminovo, que pode ser seu por R$ 450 mil.
No anúncio, o proprietário diz que o carro está impecável, que tem menos de 50 mil quilômetros rodados, que até hoje só rodou com gasolina premium, "sem exceção", e que todas as revisões foram realizadas em concessionárias autorizadas oficiais. Interessante, não?

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas