Dizem que os concessionários e clientes da Toyota sonham com um SUV compacto da marca, como o CH-R, no Brasil. Pois bem, agora eles têm que sonhar pequeno. Isso porque a empresa japonesa acaba de confirmar que desenvolve um utilitário pequeno baseado no Yaris.
Só que o sonho é distante. Assim como o CH-R, o futuro modelo é pensado para a Europa e só apareceu até agora em forma de esboço. Pela silhueta, porém, é possível perceber que a Toyota prepara SUV compacto com desenho parecido com o do irmão maior.
O jipinho urbano usará a arquitetura TNGA-B, do novo Yaris, revelado recentemente. Não há nome nem data de lançamento confirmados, mas o vice-presidente da Toyota Europa, Matthew Harrison, garantiu que a primeira aparição oficial está próxima. E que não se trata de um Yaris aventureiro.
“Vocês não precisarão esperar muito para ver o design final e perceberão que este não é apenas um Yaris robusto e com suspensão elevada, mas um novo SUV do segmento B, com design compacto e dinâmico e personalidade própria”, adiantou o executivo.
A Toyota diz que o modelo será feito em Onnaing, perto de Valenciennes, na França - mesma unidade que produz o Yaris. A primeira aparição do carro deve ocorrer no Salão de Paris, em setembro.
Segundo nossos parceiros do site australiano Motoring, o novo SUV da marca japonesa terá cerca de 4 metros de comprimento. Já a altura deve ser 4 cm maior que a do Yaris. Ou seja, espere algo em torno de 1,55 m.
Ao mesmo tempo, deve estrear um sistema híbrido com um inédito motor 1.5 a combustão. A ideia é que o novo conjunto seja capaz de completar 80% de todas as viagens apenas com energia elétrica.
O grande drama da Toyota hoje é não ter um SUV compacto no país e encontrar um para produzir dentro de custos controlados. Desde o lançamento do CH-R, em 2015, há uma pressão da rede pela oferta de um utilitário compacto para brigar principalmente com o Honda HR-V.
O problema é que, apesar de usar a plataforma TNGA do novo Corolla que já é feito em Indaiatuba (SP), o CH-R é um modelo caro para se produzir. Ao mesmo tempo, o futuro SUV anunciado é baseado na TNGA-B, do Yaris. Só que o hatch e sedã compactos feitos aqui usam uma arquitetura asiática, mais simples do que o carro europeu.
A Toyota já confirmou investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba, São Paulo, para adequações para uma nova linha de produtos. A opção mais forte é a fabricação de um jipe da Daihatsu.
Ele foi mostrado no último Salão de Tóquio e é baseado no conceito DN Trec. Segundo fontes consultadas pelo WM1 no motorshow japonês, o modelo brasileiro seria lançado no início de 2021 com dimensões maiores do que os 3,99 m de comprimento do carro exposto no evento.
Outra opção que ganhou força recentemente foi a produção do Raize por aqui. Apresentado em novembro no Japão como um SUV simples para mercados emergentes, o modelo usa a plataforma DNGA - que não está preparada para as tecnologias híbridas e elétricas da marca, que atendem a rigorosas normas na Europa.
Aqui, porém, a nossa variante do Raize usaria a arquitetura do novo Corolla para ser maior - do porte do Volkswagen T-Cross. Já o conjunto mecânico viria do Yaris nacional: motor 1.5 com câmbio CVT.
Com Marcelo Monegato