Depois de um tempo de quase inércia no país, com produtos mal posicionados e projetos antigos, a Volkswagen está definitivamente disposta a retomar a liderança do mercado. E o caminho para isso não poderia ser outro, senão com SUVs.
Pois é, na gaveta de lançamentos da marca alemã repousam pelo menos quatro novos utilitários esportivos - além de uma picape para brigar com a Fiat Toro. Veja os SUVs da Volkswagen para 2020:
O menor SUV da Volkswagen, na verdade, será uma espécie de Polo “adventure”. Porém, a marca quer ir além das firulas estéticas. Obviamente, molduras nas caixas de rodas e para-choques, imitações de peito de aço e bagageiro no teto estarão no carro, juntamente com pneus de uso misto e suspensão elevada.
Só que a ideia é tentar finalizar um desenho mais independente em vez de fazer apenas um Cross Polo - algo que a Honda tentou realizar com o esquisito WR-V em relação ao Fit. Conjunto ótico, grade e tampa do porta-malas tendem a ser diferentes do hatch compacto.
Desta forma, o pequeno aventureiro ocuparia o espaço deixado pelo falecido CrossFox, com preços entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. O foco é fazer frente a modelos como Renault Sandero Stepway, Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X.
E, ao contrário do que dissemos aqui, o modelo em questão não é o Taigun, que acaba de ser mostrado no Salão de Nova Déli. Esse Taigun indiano nada mais é que o T-Cross que conhecemos, com desenho e nome diferentes.
Esse já tem até nome, flagras aos montes e lançamento confirmado para este primeiro semestre de 2020. O Nivus usa a plataforma MQB A0, mas será menor que o T-Cross. Desta forma, ficará posicionado para enfrentar versões de entrada de Ford EcoSport e Renault Duster - que muda agora em março.
Com preços entre R$ 70 mil e R$ 85 mil, o novo modelo é tratado como um SUV-cupê. Isso por causa do caimento acentuado da terceira coluna, que será marca registrada do carro. O modelo, a propósito, é um projeto da VW brasileira.
O Nivus usará os mesmos motores da linha compacta da VW. As versões de entrada terão o 1.6 MSI aspirado, a intermediária pode vir com 1.0 TSI de 105 cv, enquanto a topo de linha ganhará o mesmo TSI, só que na variante mais potente, de até 120 cv.
O SUV médio para encarar o Jeep Compass sofrerá algumas mudanças antes de aparecer no Salão de São Paulo 2020 - isso se a VW for participar do evento mesmo, ao contrário de outras marcas. A começar pelo nome, apesar de internamente ser tratado como Projeto Tarek - também é chamado de Tharu em outros mercados.
O utilitário terá grade e faróis diferentes do modelo que mostramos aqui no WM1, em 2018. Com 4,45 m de comprimento e 2,69 m de entre-eixos, ficará acima do T-Cross e abaixo do Tiguan Allspace, com preços entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. A produção será na Argentina, mas as vendas só começarão em meados de 2021.
O que poderá ser o maior dos jipes da Volks por aqui já foi, inclusive, registrado no Brasil. Considerado o primeiro SUV-cupê da marca, deve ser lançado em 2021 para ficar acima do Tiguan e ocupar o lugar do saudoso Touareg.
Porém, não espere preços abaixo dos R$ 200 mil, já que o Atlas será importados dos EUA - onde é o modelo da VW mais vendido. A briga seria com SUVs de maior porte, como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Lá fora, tem opções de motor 2.0 turbo de 220 cv e V6 de 280 cv (este herdado do Touareg).