A Volkswagen realizou uma live para mostrar as funcionalidade do VW Play, novo sistema de entretenimento da marca. A central multimídia, entre outros atrativos, terá loja de aplicativos próprios e vai estrar no Nivus, SUV compacto que será lançado no primeiro semestre deste ano.
Com tela de 10 polegadas, o sistema funcionará em conjunto com o Active Info Display, o painel de instrumentos digital e configurável da Volkswagen. Pelo VW Play, será possível personalizar o painel com informações de acordo com o desejado pelo motorista.
Criado e desenvolvido no Brasil, o sistema parece um tablet no formato horizontal, mas com sistema próprio. De acordo com a marca alemã, o equipamento tem 10 GB de memória para armazenar os aplicativos.
De cara, a Volkswagen fechou parcerias com o Waze, para navegação, e Deezer, para músicas. Além disso, a empresa de estacionamento Estapar terá um aplicativo que permite reservar e pagar o estacionamento pela central, e o Ifood também estará disponível para fazer pedidos.
Diferentemente da Chevrolet, a Volkswagen não pretende disponibilizar Wi-Fi a bordo dos seus carros. Segundo a marca, os compradores não querem ter mais uma conta para pagar.
Desta forma, o VW Play utiliza a internet roteada do celular do motorista ou de alguma residência, caso o carro esteja parado na garagem. Assim, é possível baixar os aplicativos e utilizá-los.
De acordo com a Volkswagen, "quem manda são os clientes". Com isso, a partir da demanda dos compradores, a loja de aplicativos será atualizada regularmente com novas opções.
Uma das funcionalidades mais interessantes é do aplicativo Meu Volkswagen. Através dele, o proprietário do carro poderá agendar a revisão do Nivus e conferir todo o serviço que foi feito no carro.
O VW Play tem estreia confirmada no Nivus, que deve ser lançado oficialmente no mês que vem. O sistema, porém, tem tudo para chegar aos outros modelos da linha Volkswagen. Na apresentação, por exemplo, a imagem de um Polo aparecia em diversas animações na tela.