Fim do mistério. A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira (16), em São Paulo, o Virtus, sedã compacto que será fabricado em São Bernardo do Campo (SP), e começa a ser vendido em janeiro de 2018. Os preços não foram revelados.
Versão sedã do novo Polo, o Virtus utiliza vários elementos do irmão hatch, como a moderna plataforma modular MQB A0, que dará origem a outros modelos - um SUV compacto e, provavelmente, uma picape para bater de frente com Renault Duster Oroch e Fiat Toro. No caso do Virtus, porém, o entre-eixos foi alongado, passando a ter 2,65 metros - mesmo do Jetta. Já o comprimento tem 4,48 m, enquanto altura é de 1,45 m e a largura é de 1,75 m. O porta-malas, por sua vez, tem 521 litros.
Mecanicamente, o Virtus utilizará os motores 1.6 MSI bicombustível de 117 cv de potência máxima e 16,5 kgf.m de torque, e o excelente 1.0 TSI (Turbo, flex e com injeção direta de combustível), trabalhado para gerar 128 cv e 20,4 kgf.m de torque - números exatamente idênticos ao do Polo.
Para o motor 1.6 haverá transmissão automática de seis marchas e manual de cinco. Já para o 1.0 TSI apenas câmbio automático de seis velocidades. Já o motor 1.0 12V de três cilindros de até 84 cv que equipa a versão de entrada do Polo foi deixado de lado pelo Virtus.
Em termos de acabamento, o Virtus segue o mesmo caminho do Polo, assim como no que se refere a tecnologia. A opção topo de linha deverá trazer painel de instrumentos digital, ar condicionado de duas zonas, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, e central multimídia com tela sensível ao toque e sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O Volkswagen Virtus ficará posicionado entre o velho de guerra Voyage e o Jetta, que passará por atualização em 2018. Sua briga será direta com Honda City, Chevrolet Cobalt, Hyundai HB20S e, futuramente, Fiat Cronos - a versão sedã do hatch Argo - e da configuração três-volumes do Toyota Yaris, que ainda não foi confirmado pela marca japonesa, mas informações de fontes ligadas à marca garantem que o modelo já está em desenvolvimento para o mercado brasileiro.