A Volkswagen precisa resolver um perrengue até o final desse mês. No dia 28 de janeiro de 2020, a portaria 518 do Contran obriga que a maioria dos veículos vendidos no Brasil tenha encosto de cabeça e cinto de três pontos retrátil para todos os ocupantes, além de ao menos um assento com pontos de fixação para cadeiras infantis (como Isofix).
É aí que surge o problema da Volks. Cinco importantes modelos de seu line-up não se encaixam em um ou mais quesitos desta legislação. São os cinco carros do título desta reportagem.
Gol, Voyage e up! não têm cinto de segurança de três pontos, enquanto o Fox não vem com encosto de cabeça central no banco de trás. Além disso, entre estes quatro modelos, só o up! tem fixação do tipo Isofix.
Já na Saveiro, em sua versão com cabine dupla, falta o encosto de cabeça central. E também o sistema Isofix.
A resposta, na verdade, é óbvia: atender aos requisitos da portaria e instalar nos modelos o que for preciso para cumprir a lei. Em alguns casos, isso é bem simples.
A adição dos cintos de três pontos nos casos de Gol, Voyage e up! não seria tão complexa, uma vez que a Saveiro cabine dupla já tem essa estrutura. Ou seja: adaptá-la aos outros carros não seria uma tarefa tão custosa.
O que complica é colocar o Isofix nos modelos que não foram projetados para receber o sistema (Gol, Voyage, Fox e Saveiro). Isso porque a aplicação exige soldagens diretamente no monobloco do carro, o que demandaria novos ensaios de crash-test, algo que sairia bem caro.
Uma fonte ligada à marca, em conversa com o WM1, disse que a Volks sabe do "perrengue" e trabalha para resolver as questões até o fim deste mês.
"O único que pode acabar saindo de linha mesmo é o Fox, que usa a mesma geração e plataforma desde 2003 e perdeu muitas versões no ano passado. Talvez não valha a pena investir nele, sabendo que o retorno será pequeno. Os outros, sim, devem ganhar ajustes e sobrevida para o decorrer do ano", conta.
A Volkswagen foi procurada pela reportagem de WM1 e disse que os carros não devem sair de linha, posicionando-se da seguinte maneira: "Os modelos Gol, Voyage, Saveiro, Fox e up! continuarão à venda no mercado brasileiro, atendendo plenamente a legislação vigente".
Apesar de a marca alemã ser uma das mais prejudicadas com esta nova regra do Contran, ela não é a única que precisa de readequações para o próximo dia 28.
Fiat Mobi, Uno e Doblò; Nissan March e Versa; Citroën C3 e Aircross; Renault Kwid, Duster e Oroch são outros modelos que não se adequam em alguns dos requisitos da portaria.
Em certos casos, a solução também é simples: alguns modelos já têm os equipamentos, que são oferecidos opcionalmente. Bastaria, a partir da data estipulada, transformá-los em item de série. Isso, obviamente, afetaria no preço - portanto espere por carros ainda mais caros no começo de fevereiro.