Ter um carro híbrido em uma cidade como São Paulo traz benefícios que vão muito além de se locomover de maneira sustentável (poluindo menos) e gastando menos combustível. Ter um veículo eletrificado também permite que o proprietário possa rodar no horário de rodízio. E isso é perfeito para todos que dependem do carro todos os dias, como é o caso de muitos pais, não é verdade?
Na capital paulista, o rodízio de veículos funciona de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (das 7h às 10h) e noturno (das 17h às 20h), e em áreas restritas – onde normalmente o trânsito é pesadíssimo. Quem for flagrado desrespeitando essa norma recebe multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por isso, ter um carro híbrido acaba sendo um grande facilitador para a rotina de todos. Tanto das mamães e dos papais, que precisam levar e buscar os filhos na escola, muitas vezes nestes horários, e também pessoas que dependem do carro para trabalhar – caso de motoristas de aplicativos, por exemplo.
Quem tem um carro 100% à combustão precisa, pelo menos uma vez por semana, redesenhar toda a logística pela manhã. Quem pode optar por carros de aplicativos ou táxis, que no horário de pico normalmente têm tarifas acima do normal. Quem não pode, vai para o transporte público (normalmente ônibus), ou acerta aquela carona com a mãe ou o pai de um colega.
Algumas famílias e profissionais, com melhores condições financeiras, acabam optando por ter o chamado “carro do rodízio”, aquele utilizado simplesmente para rodar no dia que a placa do “carro principal” estiver impedida de rodar nos horários específicos.
Com um Toyota Corolla Altis Hybrid na garagem, que utiliza tecnologia híbrida-flex desenvolvida pela Toyota do Brasil em parceria coma a matriz, no Japão, não é necessário mexer na rotina, pois o modelo está completamente livre do rodízio. Isso vale também para as configurações híbridas flex do Corolla Cross e para a RAV4, SUV grande da marca.
No caso dos modelos Corolla e Corolla Cross, o sistema híbrido é, digamos, autossuficiente. Ou seja, ele não precisa ser plugado na tomada e passar algumas horas para recarregar as baterias. O próprio motor 1.8 Flex funciona como um gerador para dar uma carga nas baterias, além de tracionar o eixo dianteiro do veículo. Com energia nas baterias, os dois modelos conseguem rodar até 40 km/h somente com o motor elétrico, gerando uma economia de combustível absurda e não emitindo gases poluentes.
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