Todo motorista pode ser mais sustentável e contribuir com a preservação do meio ambiente adotando pequenos hábitos no dia a dia que já fazem uma enorme diferença para tudo e para todos. Então, se sustentabilidade é também o que te move, confira cinco dicas de como ser um condutor que preserva o futuro.
A eletrificação é um movimento que ganha cada vez mais tração no Brasil, e os carros híbridos são uma excelente alternativa. A Toyota, por exemplo, desenvolveu o primeiro sistema híbrido flex do mundo, e que atualmente equipa os modelos Corolla e Corolla Cross.
Este sistema usa um motor a combustão e outros dois elétricos. Os elétricos, além de ajudarem o motor a combustão em situação de performance máxima, também são responsáveis por - sozinhos - tracionar as rodas do veículo até uma velocidade de aproximadamente 40 km/h, gerando neutralização e reduzindo sensivelmente o consumo de combustível.
Na hora do rush, no anda e para dos grandes congestionamentos, carros híbridos flex como Corolla e Corolla Cross conseguem emitir até impressionantes 70% menos gases poluentes que um veículo 100% a combustão.
Se sustentabilidade é também o que te move, e você está preocupado em ser o menos poluidor possível, que tal fazer uma análise de emissão de poluentes? Não é obrigatório, mas de tempos em tempos é bom agendar este serviço para ver se seu carro está dentro dos limites aceitáveis de emissões de gases nocivos.
Abasteça sempre em postos de confiança. Além de prejudicarem significativamente os componentes do carro e gerarem custos elevadíssimos, os combustíveis adulterados também provocam uma queima incorreta, produzindo poluentes acima do permitido.
Falta de potência, barulhos estranho do motor, dificuldade para o carro pegar pela manhã, cheiro forte de combustível e até estouros no escapamento podem significar que você foi vítima de combustível adulterado. Com isso, além de o carro estar correndo risco, há 100% de certeza que a poluição está sendo maior, também!
A questão é simples: gaste menos combustível para poluir menos. Por isso, dirigir de forma consciente é importante demais para ser um motorista sustentável. Por isso, evite acelerações bruscas ao sair dos semáforos, por exemplo. Botar o carro em movimento é a ação em que o carro mais gasta combustível, e pisar fundo no acelerador sem necessidade só queima mais combustível e polui mais.
Mantenha os pneus calibrados. Desta maneira, o carro roda de maneira mais solta, evitando que o motorista acelere mais para dar mais velocidade ao carro. Pneu calibrado também é sinônimo de segurança. Por isso, atenção redobrada!
Sempre que possível dirija em uma velocidade constante. Acelerar e brecar seguidamente só aumenta o consumo de combustível. E há mais: não ande com peso extra no carro sem necessidade. Quando mais pesado o veículo, mais força ele faz para andar, mais combustível ele gasta e, consequentemente, mais CO² ele joga na atmosfera.
Ter um carro funcionando perfeitamente é o primeiro passo para garantir que o possante não emita mais gases poluentes do que o permitido. Por isso, é fundamental ter a manutenção do veículo em dia.
Se você comprou seu carro zerinho, siga corretamente os serviços periódicos programados, que acontecem na grande maioria dos casos a cada 12 meses ou 10 mil km – o que acontecer primeiro.
Se o seu carro é um usadinho show encontrado na Webmotors, não deixe de ir periodicamente ao mecânico de sua confiança para fazer uma análise completa em velas, filtros de ar e combustível, fazer a troca do óleo do motor e analisar todos os itens que estão relacionados à queima do combustível.