Motorista sustentável: seja um agora!

Veja dicas de como ser um motorista ecofriendly adotando hábitos simples

  1. Home
  2. Mobilidade
  3. Motorista sustentável: seja um agora!
Toyota do Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Todo motorista pode ser mais sustentável e contribuir com a preservação do meio ambiente adotando pequenos hábitos no dia a dia que já fazem uma enorme diferença para tudo e para todos. Então, se sustentabilidade é também o que te move, confira cinco dicas de como ser um condutor que preserva o futuro.

Híbridos como os Toyota Corolla e Corolla Cross emitem até 70% menos poluentes que os modelos com motor térmico
Crédito: Divulgação
toggle button

Como ser um motorista sustentável?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

1. Já pensou em ter um carro híbrido?

A eletrificação é um movimento que ganha cada vez mais tração no Brasil, e os carros híbridos são uma excelente alternativa. A Toyota, por exemplo, desenvolveu o primeiro sistema híbrido flex do mundo, e que atualmente equipa os modelos Corolla e Corolla Cross.

Este sistema usa um motor a combustão e outros dois elétricos. Os elétricos, além de ajudarem o motor a combustão em situação de performance máxima, também são responsáveis por - sozinhos - tracionar as rodas do veículo até uma velocidade de aproximadamente 40 km/h, gerando neutralização e reduzindo sensivelmente o consumo de combustível.

Na hora do rush, no anda e para dos grandes congestionamentos, carros híbridos flex como Corolla e Corolla Cross conseguem emitir até impressionantes 70% menos gases poluentes que um veículo 100% a combustão.

Os modelos Toyota Corolla e Corolla Cross são os primeiros do mundo com propulsão híbrida e flex
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Análise de emissão de poluentes

Se sustentabilidade é também o que te move, e você está preocupado em ser o menos poluidor possível, que tal fazer uma análise de emissão de poluentes? Não é obrigatório, mas de tempos em tempos é bom agendar este serviço para ver se seu carro está dentro dos limites aceitáveis de emissões de gases nocivos.

Andar com peso desnecessário também faz o carro gastar mais combustível e, consequentemente, poluir mais
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Combustível de qualidade

Abasteça sempre em postos de confiança. Além de prejudicarem significativamente os componentes do carro e gerarem custos elevadíssimos, os combustíveis adulterados também provocam uma queima incorreta, produzindo poluentes acima do permitido.

Falta de potência, barulhos estranho do motor, dificuldade para o carro pegar pela manhã, cheiro forte de combustível e até estouros no escapamento podem significar que você foi vítima de combustível adulterado. Com isso, além de o carro estar correndo risco, há 100% de certeza que a poluição está sendo maior, também!

A maneira de dirigir influencia na emissão de poluentes: acelerações fortes fazem o carro queimar mais combustível
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Dirija de forma eficiente

A questão é simples: gaste menos combustível para poluir menos. Por isso, dirigir de forma consciente é importante demais para ser um motorista sustentável. Por isso, evite acelerações bruscas ao sair dos semáforos, por exemplo. Botar o carro em movimento é a ação em que o carro mais gasta combustível, e pisar fundo no acelerador sem necessidade só queima mais combustível e polui mais.

Mantenha os pneus calibrados. Desta maneira, o carro roda de maneira mais solta, evitando que o motorista acelere mais para dar mais velocidade ao carro. Pneu calibrado também é sinônimo de segurança. Por isso, atenção redobrada!

Sempre que possível dirija em uma velocidade constante. Acelerar e brecar seguidamente só aumenta o consumo de combustível. E há mais: não ande com peso extra no carro sem necessidade. Quando mais pesado o veículo, mais força ele faz para andar, mais combustível ele gasta e, consequentemente, mais CO² ele joga na atmosfera.

5. Manutenção do carro em dia

Cuidados com o carro também fazem diferença: mantenha os pneus calibrados e a manutenção em dia
Crédito: Divulgação
toggle button

Ter um carro funcionando perfeitamente é o primeiro passo para garantir que o possante não emita mais gases poluentes do que o permitido. Por isso, é fundamental ter a manutenção do veículo em dia.

Se você comprou seu carro zerinho, siga corretamente os serviços periódicos programados, que acontecem na grande maioria dos casos a cada 12 meses ou 10 mil km – o que acontecer primeiro.

Se o seu carro é um usadinho show encontrado na Webmotors, não deixe de ir periodicamente ao mecânico de sua confiança para fazer uma análise completa em velas, filtros de ar e combustível, fazer a troca do óleo do motor e analisar todos os itens que estão relacionados à queima do combustível.

Comentários