Sustentabilidade é um conceito que move a Toyota. Afinal, modelos como os híbridos flex Corolla Hybrid e o Corolla Cross Hybrid conquistaram o público ao oferecer níveis de eficiência energética superiores aos dos automóveis 100% a combustão.
Mas se pesam menos no bolso na hora de abastecer - e emitem menos poluentes por quilômetro rodado - aqueles mais antenados certamente vão perguntar sobre o destino final da bateria dos carros híbridos e elétricos após o final da sua vida útil.
Vale destacar que a bateria dos carros híbridos da Toyota tem durabilidade bem longa. Tanto que só a garantia desse componente é de oito anos ou 200 mil quilômetros rodados. Mas, como todo produto industrializado, ela se desgasta com o tempo.
Tanto que a Toyota prevê que o volume de baterias em fim de vida no mundo deverá duplicar até 2030, o que ressalta a necessidade de iniciativas para dar uma nova destinação ao componente usado.
Atenta a isso, a Toyota tem como um dos alicerces de sua política ambiental global a iniciativa Battery 3R, que em colaboração com diversos parceiros viabiliza uma economia circular de baterias.
Ou seja: O fabricante investe no desenvolvimento de baterias mais limpas e com maior durabilidade, que podem ganhar uma nova vida em outras aplicações mesmo depois de retiradas dos automóveis. Já no fim da vida útil, o componente será reciclado, com o aproveitamento dos materiais para a produção de novas peças.
Até 2050, a meta é atingir a neutralização de CO2 nas fábricas e veículos, mas também em todo ciclo de vida do automóvel, incluindo nos processos de produção de materiais e descarte de carros e componentes.
Na Toyota, o foco é criar mobilidade sem descuidar da sustentabilidade. Afinal, todo dia é um dia para pensar em um mundo melhor. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha "Tudo que te move".