A Toyota quer alcançar a neutralidade em carbono até 2050. E é com essa meta que a montadora avança de maneira contínua para se tornar cada vez mais sustentável em todo o seu ciclo de produção.
A marca está no Brasil há mais de 60 anos e tem três polos fabris - em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz. Ao todo, a fabricante emprega cerca de seis mil pessoas.
Mas o principal plano da montadora não é apenas criar e produzir automóveis tecnológicos e "amigos" do meio ambiente, mas também se tornar ecologicamente correta em todas as suas etapas de atuação.
Um dos pontos trabalhados pela Toyota nessa estratégia ambiental é a redução no consumo de água, que é fundamental em vários processos industriais, como a pintura e o forjamento. Além da redução global do consumo, a montadora japonesa investe forte na purificação e na captação de águas pluviais.
Isso sem falar na pesquisa contínua para tornar os automóveis e seus componentes ainda mais duráveis que os atuais, ao mesmo tempo em que aumenta o volume de matérias-primas naturais, recicladas ou recicláveis nos carros da Toyota.
E é legal demais lembrar que esse pensamento sustentável da marca japonesa sempre existiu. Quer um exemplo? O Toyota Prius, o primeiro híbrido autorrecarregável com produção em larga escala no mundo, foi lançado em 1997.
Outro ponto: a marca é pioneira no Brasil no desenvolvimento da tecnologia de veículos híbridos flex. Essa tecnologia estreou pela primeira vez por aqui nos modelos Corolla e Corolla Cross. A dupla, aliás, foi reconhecida pela lista do Inmetro de 2023 como os dois dos modelos mais econômicos de suas categorias.
"Estamos orgulhosos pela liderança do Corolla e do Corolla Cross no ranking do Inmetro. O resultado é consequência do uso da propulsão híbrida flex, que utiliza o auxílio do motor elétrico, poupando combustível e evitando emissões de poluentes, refletindo nosso compromisso com inovação e sustentabilidade", explica Roberto Braun, diretor de Comunicação, presidente da Fundação Toyota e porta-voz da empresa na área de ESG (de Environmental, Social and Governance).
Diferentemente da maioria dos híbridos vendidos no Brasil, a tecnologia dos carros híbridos flex da Toyota se diferencia por não precisar da tomada para carregar, de forma a se adaptar de maneira fácil ao dia a dia de quem dirige.
Além disso, o fato de a dupla de modelos ser feita no Brasil também tem impacto na economia nacional, criando empregos diretos e indiretos, e alimentando o desenvolvimento econômico e social.
É dessa forma, com iniciativas responsáveis e a criação de novas tecnologias, que a Toyota deve conquistar a neutralidade de carbono até 2050. Ou até antes. Afinal, a mobilidade não para de avançar. Mas precisa avançar de mãos dadas com a sustentabilidade.
A confiança, aliás, é um sentimento caro à marca, tanto que é parte fundamental da campanha "Tudo que te move".