A eletrificação é o assunto do momento no Brasil. Tanto que as buscas por carros que utilizam a eletricidade para diminuir o consumo de combustível e, principalmente, as emissões de gases poluentes não param de crescer, deixando claro que a palavra sustentabilidade entrou, definitivamente, no vocabulário automotivo dos brasileiros.
Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pela Webmotors, o maior ecossistema de compra e venda de carros do país, as buscas por carros híbridos 0km no Brasil cresceram impressionantes 119% entre setembro de 2022 e setembro de 2023. Já entre os veículos usados e seminovos, a alta foi de 96%, no mesmo período.
E uma das responsáveis por dar o pontapé inicial nesse “boom” é a Toyota, a primeira marca no mundo a desenvolver um sistema híbrido flex. Uma tecnologia revolucionária que é excelente para o nosso mercado. Então, se sustentabilidade também é o que te move, que tal um modelo híbrido flex?
Atualmente, a marca de origem japonesa oferta dois modelos com essa tecnologia em nosso mercado – ambos sucessos absolutos de vendas: Corolla e Corolla Cross. Os dois juntos foram responsáveis por 1.463 unidades emplacadas, de acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).
Detalhe: em 2024, a Toyota já anunciou que mais um veículo híbrido flex será fabricado na planta de Sorocaba, interior de São Paulo.
A sistema híbrido flex desenvolvido pela Toyota do Brasil em parceria com a matriz no Japão proporciona uma união azeitada entre sustentabilidade, mobilidade e praticidade.
Para se ter uma ideia, um Corolla sedã ou um Corolla Cross com sistema híbrido de propulsão abastecido com etanol consegue emitir até impressionantes 70% menos gases poluentes que um veículo 100% a combustão. Isso especialmente pelo fato de o combustível derivado de cana-de-açúcar ser menos poluente que os derivados do petróleo.
O sistema desenvolvido pela Toyota é autossuficiente, não necessitando de plug-in – dispensando a ainda em expansão infraestrutura de pontos de recarga em todo o Brasil.
Isso pelo fato de o motor 1.8 flex de quatro cilindros aspirado funciona tanto para tracionar as rodas do Corolla e do Corolla Cross, como também para ajudar na recarga das baterias (posicionadas sob o banco traseiro) que alimentam dois motores elétricos.
Pelo painel de instrumentos, é possível monitorar como o sistema híbrido flex está funcionando
Esses motores elétricos permitem trafegar até 40 km/h somente com motor elétrico, ou seja, emitindo nenhum poluente. Acima dessa velocidade, o motor a combustão entra em ação, mas conta sempre que necessário com o elétrico para entregar performance, economizar combustível e, consequentemente, reduzir sensivelmente os índices de poluição.
O sistema que administra o momento de usar somente o motor elétrico, somente o a combustão ou os dois juntos é extremamente inteligente, entregando o desempenho que o motorista necessita da maneira mais sustentável e econômica possível. É incrível!
E para ajudar na recarga das baterias, diminuindo o esforço do motor a combustão neste processo, a Toyota aplicou no Corolla e no Corolla Cross os chamados “freios regenerativos”, que nada mais é que uma tecnologia que transforma, nas desacelerações e especialmente nas frenagens, a energia cinética das rodas em eletricidade para as baterias.
O motor a combustão gera potência de 98 cv (gasolina)/101 cv (etanol) e torque de 14,2 kgf.m, independente do combustível. Junto com os dois motores elétricos, a potência combinada é de 122 cv e o torque de 16,3 kgf.m, ou seja, números ideais para encarar o dia a dia dos grandes centros e encarar uma viagem sempre que necessário.
De acordo com a Toyota do Brasil, o sistema híbrido flex do Corolla, por exemplo, proporciona um impressionante consumo de combustível de 18,5 km/l (gasolina) / 12,8 km/l (etanol) números excelentes, quando comparados a carros 100% a combustão do mesmo segmento.
Com todas essas vantagens, ficam claros os motivos que estão levando os brasileiros a procurarem mais carros híbridos. E você, teria um híbrido flex?