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Dicas para economizar combustível com a moto
1) Pneus calibrados
Muita gente não se liga nisso, mas pneus bem calibrados melhoram o consumo da moto. A explicação é simples: pneus que rodam com calibragem abaixo da recomendada têm mais atrito com o solo. Aí, o motor faz mais "força" para mover a moto e, por tabela, gasta mais combustível. Calibre os dois pneus semanalmente com a pressão correta - que está no manual do proprietário e, muitas vezes, em um adesivo na balança da moto - e evite usar pneus com medidas diferentes das originais: isso também altera o consumo.2) Frenagem
A forma como você freia sua moto também influencia no consumo. A recomendação é, sempre que possível, caprichar no uso do freio-motor. Principalmente nas motos com injeção eletrônica: nelas, basta parar de acelerar que o sistema reduz ao mínimo o envio de combustível para a câmara de combustão - quando há uso do freio-motor, esse envio é literalmente interrompido.No caso das motos carburadas, o envio de combustível não é cortado, mas também é reduzido significativamente. Além de economizar combustível, o uso do freio-motor aumenta a vida útil dos freios, já que seu uso é menos severo e, assim, pastilhas e lonas sofrem menos desgastes.
3) Respeite as capacidades da moto
Aqui falamos especificamente da capacidade de carga, uma característica à qual pouca gente dá atenção. Todo veículo tem sua capacidade máxima de carga e com as motos não é diferente. Se você transporta peso acima dessa capacidade, não só sacrifica muitos componentes da moto, como também coloca sua segurança em risco - e aumenta o consumo, já que o motor fará força máxima para mover a moto.4) Use o acelerador civilizadamente
Usar o acelerador com civilidade, na medida exata em que a progressão de velocidade exige, é um dos principais meios de economizar combustível. Acelerar com suavidade, desacelerar sempre que possível, trocas as marchas no tempo certo e usar cada uma dentro da demanda do momento ajudam a manter o consumo em seu melhor nível. Quem acelera forte nas "largadas", torce o cabo toda hora, estica demais as marchas e para no sinal com a embreagem acionada e a primeira marcha engatada sempre gastará mais combustível.5) Filtros, relação e rolamentos
Um filtro de ar limpinho garante a correta "respiração" do motor, a melhor mistura ar-combustível, uma performance redondinha e, consequentemente, o melhor consumo possível. Além disso, peças móveis em bom estado, reguladas e lubrificadas funcionam melhor que as muito usadas, sem ajuste de tensão ou sem lubrificação.No primeiro caso, o motor fará menos força para movê-las, e obviamente exigirá menos consumo para funcionar. Então mantenha a relação da moto sempre lubrificada, a tensão regulada, e os rolamentos das rodas sempre novinhos.
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