Você sabe quais são as motos mais baratas do Brasil, acima de 500 cm³, atualmente? A produção brasileira de motos tem registrado resultados positivos neste começo de 2024.
Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), foram produzidas 280.991 unidades no primeiro bimestre, volume 14,9% superior ao registrado nos dois primeiros meses de 2023 - e também foi o melhor desempenho para o período em dez anos. Confira a seguir as cinco motos acima de 500 cm³ mais baratas do Brasil.
Em quinto lugar na lista das motos mais baratas acima de 500 cm³ aparece a Yamaha MT-07 ABS, com preço sugerido de R$ 47.990 (à vista e sem valor de frete incluso). A naked da Yamaha não muda a receita de sucesso desde 2019, com apenas leves mudanças de grafismo a cada ano.
O motor continua o mesmo de sempre, lá fora e aqui no mercado brasileiro: o bicillíndrico de 689 cm³ refrigerado a água, com potência máxima de 74,8 cv a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente. Outras especificações importantes da moto são as suspensões com curso de 13 cm na frente e atrás, os pneus nas medidas 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás, os freios com disco duplo dianteiro e simples traseiro (ambos com ABS), o tanque de combustível para 14 litros e o peso em ordem de marcha de 183 quilos.
A Kawasaki Ninja 650 tem o mesmo preço da MT-07 - ou seja, R$ 47.990, fora o frete. A Ninja 650 é a moto menos "famosa" da família de esportivas da Kawasaki, mas tem conjunto com visual bacana e ótimas especificações.
A esportiva "mansa" compartilha o motor bicilíndrico com a naked Z650 e também com a custom Vulcan 650, com a clássica Z650 RS e com trail "quase crossover" Versys 650. São 649 cm³ e oito válvulas, comando duplo e refrigeração líquida, que entregam 68 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 6.700 rpm .
A Kawasaki Z650 é a versão naked da Ninja 650 e aparece em terceiro lugar na lista de motos mais baratas do Brasil acima de 500 cm³. Por R$ 45.990, você leva pra casa uma moto com visual invocado e o mesmo motor da esportiva - o bicilíndrico de 649 cm³, que rende até 68 cv de potência e 6,5 kgf.m de torque.
Além disso, a naked tem, de série, controle de tração e embreagem assistida e deslizante. Esse tipo de embreagem reduz a força necessária no acionamento da embreagem e impede que a roda traseira trave nas reduções de marcha mais bruscas.
A segundo moto mais barata do Brasil acima de 500 cm³ é a Royal Enfield Continentel GT. A marca pede R$ 30.900 pelo modelo, que tem estilo café racer e visual clássico.
O motor tem dois cilindros paralelos, refrigeração a ar e óleo e 648 cm³. Entrega até 47 cv de potência a 7.150 rpm e 5,3 kgf.m de torque a 5.250 giros. Número mais que suficientes para divertir no trânsito da cidade e garantir retomadas seguras na estrada.
A moto mais barata do Brasil com motor acima de 500 cm³ é a Royal Enfield Interceptor 650, com preço sugerido de R$ 28.900. Tem o mesmo conjunto mecânico da Continental GT, citado acima - não à toa as duas são chamadas de "Twins" (gêmeas, em inglês), apelido que também alude ao motor bicilíndrico. A diferença aqui fica no visual, mais clássico, e na posição de pilotagem, mais agradável.
A Interceptor 650 foi lançada no Brasil em 2020 e, desde então, teve boa aceitação por aqui. Sem histórico de problemas crônicos ou graves, tem no visual clássico sem excessos ("moto com cara de moto") seu grande barato. Tornou-se boa opção para quem quer uma moto zero que não custa caro, tem manutenção simples e permite desfiles estilosos sem, no entanto, chamar a atenção de quem não deve.