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Apache RTR 200 ganha aprimoramentos importantes

Feita na Índia pela TVS e vendida aqui pela Dafra, a moto ganhou suspensões Showa e modos de pilotagem

por Roberto Dutra

Quem desconfia das motocicletas pequenas e médias feitas na Índia deve dar uma olhadinha na TVS Apache RTR 200 2021. Lá fora, o modelo, que é vendido no Brasil, ganhou aprimoramentos de fazer inveja a muita moto maior.

Para começar, a Apache 2021 ganhou três modos de pilotagem: urban, sport e rain (urbano, esportivo e chuva). Para fazer o "setup", basta usar um botão no painel.
No modo sport, toda a potência e torque do motor são liberados e a interferência do ABS é limitada. Nos outros dois, a entrega das forças é limitada e o ABS interfere mais. É um funcionamento mais simples do que vemos em motos de alta cilindrada e potência, mas o suficiente para dar mais segurança a um modelo de 200cm³.
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Outra novidade interessante na Apache são as suspensões dianteiras, agora fornecidas pela grife japonesa Showa. Embora não sejam invertidas, têm ajuste na pré-carga. Já os manetes de embreagem e de freio passam a ter três opções de regulagem, e se ajustam ao tamanho das mãos do piloto. Já a suspensão traseira mantém os sete ajustes na pré-carga da mola.

Para completar, o novo pneu traseiro de alta performance é um radial Eurogrip Protorq SR. A TVS diz que proporciona tração, estabilidade e durabilidade maiores que o antecessor. A moto que o leitor vê nas imagens apresenta, também, a nova cor azul ("matte blue"), que se junta ao preto e ao branco atualmente disponíveis lá fora.
Todas estas novidades vêm se juntar às modificações que a Apache já havia sofrido no fim de 2019, para a linha 2020. Na época, ganhou ABS nas duas rodas, remapeamento na injeção, novo farol de LED com luzes de rodagem diurna (DRL) e painel de LCD com conexão Bluetooth - que permite navegação por GPS, reprodução de funções do smartphone e até alguns dados de telemetria.

O motor é um monocilíndrico de 197cm³ refrigerado a ar e óleo, que rende 21cv de potência e 1,8kgfm de torque. O câmbio de cinco marchas tem embreagem deslizante (que evita o travamento da roda traseira nas reduções severas) e transmissão secundária por corrente.

A Apache RTR 200 vendida no Brasil não tem todas essas modificações, mas ainda assim é uma das mais bonitas do seu segmento. É montada em Manaus e vendida pela Dafra, por iniciais R$ 13.790.  Não há previsão para a chegada da versão atualizada, mas provavelmente é coisa para 2021.

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