Você compraria uma motocicleta de luxo com preço estratosférico, feita na China e cujo motor tem oito cilindros e 2.0 litros? Pois a Great Wall Motors (GWM) acredita que muita gente terá essa disposição: a marca acaba de mostrar, no Salão de Motos de Pequim, a incrível Souo 2000.
O modelo marca a entrada da GWM - conhecida por seus automóveis híbridos e elétricos - no segmento de motocicletas. E lá no andar de cima: é uma moto de luxo, para o segmento touring de alto luxo.
Ou seja, ela vai brigar, em nível mundial, com modelos já consagrados por ali como Honda GL 1800 Goldwing, BMW K 1600 GT e Harley-Davidson Road Glide 1800, entre outras. No Brasil, hoje, são motos com preço superior a R$ 200 mil.
O nome Souo também será o da própria marca de motocicletas - Great Wall Souo Motorcycles. E, como entrega o número depois do nome, a Souo 2000 tem motor 2.0 - capacidade cúbica igual à das rivais citadas acima.
E mais: são oito cilindros em configuração boxer (contrapostos, na horizontal), coisa jamais vista em motocicletas de produção em série. A Honda GL 1800 Gold Wing, por exemplo, tem motor de seis cilindros, também boxer.
A marca mostrou a moto, mas não revelou suas especificações técnicas. A imprensa internacional disse que a potência deverá superar os 250 cv, mas é pouco provável que seja tudo isso.
Afinal, motores boxer compactos, em motos, tendem a entregar mais torque do que potência, proporcionalmente.
A própria Gold Wing, exemplo novamente, despeja 126 cv de potência a 5.500 rpm e 17,3 kgf.m a 4.500 rpm.
Já a BMW K 1600 GTL, cujo motor tem seis cilindros em linha, entrega 160 cv a 6.750 rpm e 17,8 kgf.m a 5.250 rpm, enquanto uma Harley-Davidson Road Glide padrão roda com cerca de 88 cv a 5.020 rpm e 17 kgf.m a 3.000 rpm com seu motor V2.
O câmbio da grandona será semelhante ao da Gold Wing: um automatizado com dupla embreagem, com oito marchas. Aliás, a Souo 2000 bebe em várias fontes já exploradas pelas futuras concorrentes.
A suspensão dianteira, por exemplo, terá um único amortecedor, como na Telelever da BMW. O banco do garupa, por sua vez, tem apoios de braço e encosto, como nas Harley-Davidson, e o painel será uma telona digital de TFT, como já vemos na maioria das touring de luxo, com 12,3 polegadas.
Nas imagens ainda vemos freios da grife italiana Brembo, visual frontal e na parte frontal do motor que remetem à Gold Wing, rodas pintadas de dourado e lanterna de LED com desenho cheio de personalidade - nesse caso, nada parecido com os conjuntos óticos traseiros das futuras rivais.
Quem vai encarar?