A gigante de duas rodas que virá da China

GWM entra no segmento de motos de luxo com a superlativa Souo, que tem motor com oito cilindros e 2.0 litros

  1. Home
  2. Motos
  3. A gigante de duas rodas que virá da China
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você compraria uma motocicleta de luxo com preço estratosférico, feita na China e cujo motor tem oito cilindros e 2.0 litros? Pois a Great Wall Motors (GWM) acredita que muita gente terá essa disposição: a marca acaba de mostrar, no Salão de Motos de Pequim, a incrível Souo 2000.

O modelo marca a entrada da GWM - conhecida por seus automóveis híbridos e elétricos - no segmento de motocicletas. E lá no andar de cima: é uma moto de luxo, para o segmento touring de alto luxo.

Ou seja, ela vai brigar, em nível mundial, com modelos já consagrados por ali como Honda GL 1800 Goldwing, BMW K 1600 GT e Harley-Davidson Road Glide 1800, entre outras. No Brasil, hoje, são motos com preço superior a R$ 200 mil.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A GWM Souo 2000 tem visual que lembra o da Honda GL 1800 Gold Wing, mas o motor da chinesa é maior
Crédito: Divulgação
toggle button

O nome Souo também será o da própria marca de motocicletas - Great Wall Souo Motorcycles. E, como entrega o número depois do nome, a Souo 2000 tem motor 2.0 - capacidade cúbica igual à das rivais citadas acima.

E mais: são oito cilindros em configuração boxer (contrapostos, na horizontal), coisa jamais vista em motocicletas de produção em série. A Honda GL 1800 Gold Wing, por exemplo, tem motor de seis cilindros, também boxer.

Suspensão com um amortecedor, faróis em formato de asa, motor boxer, banco do garupa tipo poltrona...
Crédito: Divulgação
toggle button

A marca mostrou a moto, mas não revelou suas especificações técnicas. A imprensa internacional disse que a potência deverá superar os 250 cv, mas é pouco provável que seja tudo isso.

Afinal, motores boxer compactos, em motos, tendem a entregar mais torque do que potência, proporcionalmente.

O painel é uma telona de TFT de 12,3 polegadas com imagens geradas digitalmente
Crédito: Divulgação
toggle button

Questões de potência e torque

A própria Gold Wing, exemplo novamente, despeja 126 cv de potência a 5.500 rpm e 17,3 kgf.m a 4.500 rpm.

Já a BMW K 1600 GTL, cujo motor tem seis cilindros em linha, entrega 160 cv a 6.750 rpm e 17,8 kgf.m a 5.250 rpm, enquanto uma Harley-Davidson Road Glide padrão roda com cerca de 88 cv a 5.020 rpm e 17 kgf.m a 3.000 rpm com seu motor V2.

Força bruta: rumores falam que o motor de oito cilindros chegará a 250 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

O câmbio da grandona será semelhante ao da Gold Wing: um automatizado com dupla embreagem, com oito marchas. Aliás, a Souo 2000 bebe em várias fontes já exploradas pelas futuras concorrentes.

A suspensão dianteira, por exemplo, terá um único amortecedor, como na Telelever da BMW. O banco do garupa, por sua vez, tem apoios de braço e encosto, como nas Harley-Davidson, e o painel será uma telona digital de TFT, como já vemos na maioria das touring de luxo, com 12,3 polegadas.

Os oito cilindros do motor 2.0 da GWM Souo 2000 são posicionados em configuração boxer, na horizontal
Crédito: Divulgação
toggle button

Nas imagens ainda vemos freios da grife italiana Brembo, visual frontal e na parte frontal do motor que remetem à Gold Wing, rodas pintadas de dourado e lanterna de LED com desenho cheio de personalidade - nesse caso, nada parecido com os conjuntos óticos traseiros das futuras rivais.

Quem vai encarar?

Comentários