A apresentação da nova Honda XRE 300, na semana passada, teve grande repercussão entre os jornalistas especializados - e, claro, também nas redes sociais. Entre elogios e críticas - claro, os haters de plantão fizeram a festa -, o balanço geral foi bem positivo.
A nova XRE 300 Sahara é uma franca evolução do modelo anterior. Tem design bacana, embora menos impactante do que se esperava, o moderno motor da CB 300F Twister e muitos melhoramentos.
Mas o que realmente impressionou foi uma "versão especial" exibida durante a apresentação. E por vários motivos. Para começar, infelizmente ela não não faz parte do line-up inicialmente anunciado - com as versões Standard, Rally e Adventure, cujas diferenças estão nas cores e, na versão topo de linha Adventure, em acessórios como protetor de carenagem e para-brisa mais alto.
No entanto, ao ser questionada sobre a eventual produção seriada dessa "versão especial", a Honda desconversou mas deixou no ar essa possibilidade. Então, apostamos que ela surgirá em algum momento, mesmo que como edição limitada - e mais cara.
A moto também impressionou pelo visual, pela pintura de extremo bom gosto e pelos acessórios nela aplicados. O design é o mesmo das outras versões, mas há detalhes como as rodas com aos dourados e as sanfoninhas nas bengalas dianteiras, que fazem boa diferença.
A moto também tem grafismos e pintura tricolor, nas cores branca, vermelha e azul, que remetem à clássica NX 350 Sahara do anos 90 - então apelidada de "Capitão América", por ter a mesma combinação de cores do uniforme e do escudo do super-herói da Marvel. O bom gosto surge na reprodução fiel da pintura, sem no entanto parecer uma cópia barata.
Já os acessórios - para-brisa com defletor, protetores de mão Circuit, protetor de carenagem pintado na cor prata, faróis auxiliares, protetor de cárter e baús traseiros da Givi - dão à moto um aspecto mais imponente, fazendo até com que pareça ser uma moto maior.
Com tudo isso, a Honda XRE 300 Sahara "Capitão América" concentrou as atenções durante o evento de apresentação e, depois, também nas redes sociais. E passou a ser a "versão" mais desejada da moto, que só chegará às concessionárias entre o fim de dezembro e o início de janeiro.
Sem dúvidas, é a XRE 300 Sahara que muitos desejavam e passaram a desejar. Mesmo que, obviamente, acaba surgindo como série especial ou edição limitada - e com preço mais alto e pouco justificado.