A mais insana das Ducati Panigale tem 218 cv

Com um novo motor de 998 cm³, Ducati Panigale V4 R 2023 pode ser preparada com configurações de pista e atingir 240,5 cv

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Alexandre Ciszewski
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A nova Ducati Panigale V4 R foi apresentada nesta sexta-feira (14) na Itália. A motocicleta superesportiva é equipada com o novo motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³, que é capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm na sexta marcha (16.000 nas outras relações) e entregar uma potência máxima de 218 cv a 15.500 rpm (em conformidade com a norma Euro-5).

A moto tem asas de carbono e pintura inspirada na moto usada no Mundial de MotoGP, que integra áreas brancas com o número "1" em evidência. A nova Ducati Panigale V4 R será produzida em uma série especial limitada e numerada - o número de cada moto vem aplicado no centro da mesa superior, logo abaixo da inscrição "Panigale V4R".

No Brasil o novo modelo será vendido sob encomenda. A data para o início dos pedidos e o preço não foram revelados, mas podemos esperar algo na casa dos R$ 300 mil.

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My23 Ducati Panigale V4 R 099 Uc440899 Low
A mais furiosa das Ducati Panigale "civis" tem pintura inspirada na da moto usada no Mundial de MotoGP
Crédito: Divulgação
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A potência máxima da Ducati Panigale varia...

Apesar das as melhorias, o novo motor apresenta um desempenho ligeiramente inferior ao da versão anterior. Fruto da limitação gerada pelo sistema de escape, desenvolvido para atender a legislação de emissões Euro-5. Porém, ao encaixar o escapamento de corrida, a moto atinge 237 cv - 3 cv a mais que a antecessora.

Se isso não for suficiente para você, combinando o escape de competição com um óleo especial desenvolvido pela Shell em parceria com a Ducati, a potência máxima da moto chega a insanos 240,5 cv!

Ao encaixar o escapamento de corrida, a moto atinge 237 cv, 3 cv a mais que o modelo antecessor
Crédito: Divulgação
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Esse óleo especial lubrifica as bielas de titânio, que por sua vez são perfuradas longitudinalmente ao longo da haste (orifícios de 1,6 mm de diâmetro). Esses orifícios permitem a passagem do óleo do cabeçote para a parte inferior do motor, melhorando a lubrificação geral e a confiabilidade em condições extremas.

Tecnologia das pistas

A Panigale V4 R tem adota as mesmas relações de transmissão usadas pelas motos que competem no Campeonato Mundial de SBK - como já era o caso da Panigale V4 S 2022. Ou seja, com o alongamento da primeira (+ 11,6 %), da segunda (+ 5,6%) e da sexta marchas (+ 1,8%) em relação ao modelo anterior. A primeira marcha, portanto, fica mais útil em circuitos, oferecendo os benefícios de maior gerenciamento do motor ao frear e melhor aceleração ao sair das curvas.

A exclusividade da moto é reforçada pela numeração na mesa superior, logo abaixo da inscrição "Panigale V4 R"
Crédito: Divulgação
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A Panigale V4 R 2023 também está equipada com uma nova embreagem seca derivada do desenvolvimento da versão usada nas SBK pela equipe oficial da Ducati. O diâmetro e o comprimento axial foram reduzidos (-2,4 cm) e o peso diminuiu em cerca de 800 gramas.

O desempenho da moto em pista ficou melhor com o aprimoramento dos modos de pilotagem, do controle de tração, do novo "Track Evo" no painel, dos mapas do motor com calibração dedicada para cada marcha e até no acelerador eletrônico. A moto também ganhou o controle eletrônico de freio-motor EVO 2) um novo quickshifter e melhoria no ventilador do sistema de refrigeração.

O desempenho da moto em pista ficou melhor com o aprimoramento de vários dispositivos eletrônicos
Crédito: Divulgação
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As suspensões também sofreram alterações. Na frente, os garfos Öhlins NPX25/30 ganharam 5 mm de curso, e atrás o monochoque Öhlins TTX36 agora permite um ajuste que pode dar 2 cm a mais na altura. Com isso, a moto passou a ter um centro de gravidade mais alto e, por tabela, mais agilidade nas entradas de curvas e nas mudanças de direção.

Para completar, agora o tanque de alumínio escovado tem capacidade para 17 litros e um perfil que oferece melhor suporte para os braços e pernas do piloto nas frenagens e nas curvas. E o banco, por sua vez, ficou mais plano, com menos espuma e com uma forração diferenciada, que facilita os movimentos longitudinais e também ajuda na estabilidade do motociclista.

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