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A mais insana das Ducati Panigale tem 218 cv

Com um novo motor de 998 cm³, Ducati Panigale V4 R 2023 pode ser preparada com configurações de pista e atingir 240,5 cv

por Alexandre Ciszewski

A nova Ducati Panigale V4 R foi apresentada nesta sexta-feira (14) na Itália. A motocicleta superesportiva é equipada com o novo motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³, que é capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm na sexta marcha (16.000 nas outras relações) e entregar uma potência máxima de 218 cv a 15.500 rpm (em conformidade com a norma Euro-5).
A moto tem asas de carbono e pintura inspirada na moto usada no Mundial de MotoGP, que integra áreas brancas com o número "1" em evidência. A nova Ducati Panigale V4 R será produzida em uma série especial limitada e numerada - o número de cada moto vem aplicado no centro da mesa superior, logo abaixo da inscrição "Panigale V4R".
No Brasil o novo modelo será vendido sob encomenda. A data para o início dos pedidos e o preço não foram revelados, mas podemos esperar algo na casa dos R$ 300 mil.

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A potência máxima da Ducati Panigale varia...

Apesar das as melhorias, o novo motor apresenta um desempenho ligeiramente inferior ao da versão anterior. Fruto da limitação gerada pelo sistema de escape, desenvolvido para atender a legislação de emissões Euro-5. Porém, ao encaixar o escapamento de corrida, a moto atinge 237 cv - 3 cv a mais que a antecessora.
Se isso não for suficiente para você, combinando o escape de competição com um óleo especial desenvolvido pela Shell em parceria com a Ducati, a potência máxima da moto chega a insanos 240,5 cv!

Esse óleo especial lubrifica as bielas de titânio, que por sua vez são perfuradas longitudinalmente ao longo da haste (orifícios de 1,6 mm de diâmetro). Esses orifícios permitem a passagem do óleo do cabeçote para a parte inferior do motor, melhorando a lubrificação geral e a confiabilidade em condições extremas.

Tecnologia das pistas

A Panigale V4 R tem adota as mesmas relações de transmissão usadas pelas motos que competem no Campeonato Mundial de SBK - como já era o caso da Panigale V4 S 2022. Ou seja, com o alongamento da primeira (+ 11,6 %), da segunda (+ 5,6%) e da sexta marchas (+ 1,8%) em relação ao modelo anterior. A primeira marcha, portanto, fica mais útil em circuitos, oferecendo os benefícios de maior gerenciamento do motor ao frear e melhor aceleração ao sair das curvas.

A Panigale V4 R 2023 também está equipada com uma nova embreagem seca derivada do desenvolvimento da versão usada nas SBK pela equipe oficial da Ducati. O diâmetro e o comprimento axial foram reduzidos (-2,4 cm) e o peso diminuiu em cerca de 800 gramas.
O desempenho da moto em pista ficou melhor com o aprimoramento dos modos de pilotagem, do controle de tração, do novo "Track Evo" no painel, dos mapas do motor com calibração dedicada para cada marcha e até no acelerador eletrônico. A moto também ganhou o controle eletrônico de freio-motor EVO 2) um novo quickshifter e melhoria no ventilador do sistema de refrigeração.

As suspensões também sofreram alterações. Na frente, os garfos Öhlins NPX25/30 ganharam 5 mm de curso, e atrás o monochoque Öhlins TTX36 agora permite um ajuste que pode dar 2 cm a mais na altura. Com isso, a moto passou a ter um centro de gravidade mais alto e, por tabela, mais agilidade nas entradas de curvas e nas mudanças de direção.
Para completar, agora o tanque de alumínio escovado tem capacidade para 17 litros e um perfil que oferece melhor suporte para os braços e pernas do piloto nas frenagens e nas curvas. E o banco, por sua vez, ficou mais plano, com menos espuma e com uma forração diferenciada, que facilita os movimentos longitudinais e também ajuda na estabilidade do motociclista.

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