A Ducati Streetfighter V4 finalmente chegou ao Brasil. A marca italiana apresentou a moto ao nosso mercado na noite de quinta-feira (14), em uma live. Conforme publicamos aqui, a previsão inicial era de que a lindíssima Streetfighter chegasse em setembro, mas houve um pequeno atraso ainda devido às complicações que a pandemia mundial de Covid-19 causou na logística das principais fabricantes de motocicletas do planeta.
Mas isso só parece ter aumentado a ansiedade pelo modelo. Tanto que o lote inicial de 60 unidades foi todo comercializado ainda na pré-venda, antes mesmo de as motos chegarem às concessionárias - ao preço de R$ 146.990 cada! Não é para menos: a Streetfighter V4 corresponde às mais exigentes expectativas com um design incrivelmente agressivo e bonito, muita tecnologia embarcada e um desempenho capaz de fazer a alma sair do corpo.
A Streetfighter foi lançada na Europa em março de 2020 em duas versões, standard e V4 S, mas para o Brasil só virá a segunda - que é a mais completa. No visual, são praticamente iguais: só mudam cores e grafismos. Mas é a mesma naked com design invocadíssimo, que inclui até aquelas asinhas aerodinâmicas nas laterais, que só costumamos ver nas superbikes carenadas.
Para quem servem? Feitas em material termoplástico reforçado com fibra de vidro, elas são levemente inclinadas para baixo na parte frontal. Ao receber o impacto do vento, geram a chamada "downforce" - a força física que empurra a moto para baixo. O resultado é mais aderência ao solo e, consequentemente, a possibilidade de uma pilotagem mais radical.
O desempenho da moto, aliás, promete coerência com a aparência malvada: o motor é o mesmo V4 já usado na big trail Multistrada e na superbike Panigale, porém com uma calibração própria. Tem quatro cilindros em V inclinados em 90 graus, 1.103 cm³, 208 cv de potência a 12.750 rpm e torque de 12,5 kgf.m a 11.500 rpm.
Como a moto pesa entre 178 kg nesta versão "S", é melhor o piloto ser bom de braço! Para comparação, na Multistrada, de 215 kg, o V4 rende 170 cv e 12,7 kgf.m; e na Panigale V4 R (versão topo de linha), chega a colossais 221 cv e 11,5 kgf.m - nesse caso, para módicos 172 kg.
O câmbio da Streetfighter tem seis marchas com embreagem deslizante e assistida e quickshifter bidirecional. Na versão standard a suspensão dianteira é Showa invertida e a traseira é Sachs, ambas totalmente ajustáveis. Mas na versão V4 S que será vendida aqui, há mais sofisticação: tanto a dianteira quanto a traseira são da grife sueca Öhlins e têm compressão e retorno ajustáveis eletronicamente (o curso é sempre de 12 cm em ambas). Nesta versão "top", o amortecedor de direção também é da Öhlins.
As rodas também diferem de acordo com a versão: a V4 S tem peças "grifadas", de três pontas, feitas em alumínio e fornecidas pela conterrânea Marchesini. Já a standard usa rodas de liga leve com cinco pontas. Mas ambas têm a mesma balança monobraço feita em alumínio e calçam pneus 120/70 R17 na frente e 200/60 R17 atrás, modelo Pirelli Diablo Corsa II. Já os freios são Brembo Stylema com disco duplo na frente e simples atrás, enquanto o painel é uma tela colorida de TFT com 5 polegadas rica em informações - tem até monitoramento de pressão dos pneus.
A eletrônica a serviço do piloto é monitorada por uma unidade de medida inercial (IMU) de seis eixos e traz modos de pilotagem e de entrega de potência, além de controles de tração, de freio-motor, de largada e anti-empinamento - todas as informações e "set-ups" são exibidos no belíssimo painel de instrumentos com tela de TFT, e os ajustes sã feitos por botões no punho esquerdo. O ABS é atuante em curvas e a iluminação, full-LED com luzes de rodagem diurna (DRLs). O entre-eixos é de 1,48 m, o banco fica a 84,5 cm do solo e o tanque pega 16 litros de combustível.
Enquanto a Streetfighter chega, acaba e esperamos pelo próximo lote, já aguardamos também a Multistrada V4, que foi lançada lá fora recentemente, Mas é melhor esperarmos sentadinhos: inicialmente prevista para dezembro, a big trail com esse novo motor só deverá chegar ao Brasil no ano que vem - e deve custar uns R$ 150 mil, pelo menos.
Confira abaixo um instigante vídeo da Streetfighter V4 S em alta velocidade: