Aceleramos a Kawasaki Ninja ZX-4R em Interlagos!

Com motor de quatro cilindros e 80 cv, moto é levíssima, anda bem e proporciona emoção coerente com o preço de R$ 56 mil

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Roberto Dutra
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A Kawasaki Ninja ZX-4R foi uma das novidades mais quentes do Festival Interlagos, realizado no mês passado em São Paulo. E não apenas vimos a apresentação da moto, que chegará às concessionárias da marca em outubro próximo com preço sugerido de R$ 55.990, como também tivemos a oportunidade de pilotá-la no autódromo. Senhoreas e senhores, foi uma experiência muito divertida!

Kawasaki Ninja Zx 4r (3)
A Kawasaki Ninja ZX-4R em seu esplendor e glória: o design é lindo e parece uma motor maior
Crédito: Ricardo Rollo / WM1
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Baixa cilindrada, mas bem equipada

Mas antes de contar como foi acelerá-la, vale mencionar que, além do desempenho bacana, a moto é muito bem equipada. Na parte mecânica, tem ABS, controle de tração e embreagem assistida e deslizante.

E no que se refere a tecnologias e mimos, vem de fábrica com iluminação full-LED, tomada USB e conectividade via Bluetooth no painel - que é uma belíssima tela de TFT de 4,3 polegadas, semelhante às usadas nas Ninjas de maior cilindrada.

O painel é uma bonita tela de 4,3 polegadas, bem semelhante às usadas nas Ninja maiores
Crédito: Divulgação
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Ali, pelo já conhecido aplicativo Rideology, da Kawasaki, é possível parear o smartphone ao painel e ter em mãos inúmeras informações da moto, o que incrementa a interação entre piloto e máquina. Além disso, é ali que você seleciona um dos dois modos de exibição - Normal e Circuit.

O painel também exibe muitas informações: velocímetro digital, conta-giros em barras, marcha engata, nível de combustível, hodômetros total e parcial, consumos médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, tempo de percurso, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e tensão da bateria, entre outros.

O painel pode ser pareado com o smartphone, permite vários set-ups e é rico em informações
Crédito: Divulgação
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Hora de acelerar

Foram três voltas completas no Autódromo de Interlagos, o suficiente para conhecer um pouco a nova Kawasaki Ninja ZX-4R - e ficar com gosto de quero mais. Mal saí dos boxes e já nas primeiras curvas a moto me surpreendeu com sua extrema leveza e maneabilidade.

Você entra nas curvas da forma que quiser, e a moto obedece. Errou a trajetória? Acelere, freie, reduza e rebole, que você vai conseguir consertar. Essa Ninja ZX-4R é extremamente obediente e dócil.

Na pista: emoções coerentes com a cilindrada e o preço, algum conforto e muita diversão
Crédito: Ricardo Rollo / WM1
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E quando falamos em docilidade, não nos referimos a lerdeza. Pelo contrário: a moto acelera forte e pede trocas de marchas rapidamente. O lance é que, nela, você não leva sustos e jamais tem a impressão de que, se não se segurar ali em cima, poderá cair da moto.

Além da maneabilidade e da agilidade, esse é um dos grandes baratos de pilotar uma esportiva de cilindrada e potência menores que as topo de linha, cujos motores despejam de 150 cv para cima. Aqui são 77 cv na condução normal, que chegam a 80 cv com o RAM Air "ativado".

A frente agressiva é típica da "família" Ninja. Acima dos faróis, a entrada de ar para o sistema "RAM Air"
Crédito: Ricardo Rollo / WM1
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"RAM Air", para quem não lembra é, simplesmente o aumento que acontece no fluxo de admissão para a caixa de ar à medida em que a velocidade da moto sobe. Quanto maior é a velocidade, maior é o volume de ar que chega ao motor, mais intensa fica a mistura ar/combustível - e a potência aumenta.

Pois aqui são até 80 cv de potência, que proporcionam diversão na medida certa para quem quer ter uma esportiva realmente bonita e charmosa, tirar aquela onda com a turma e sentir boas doses de adrenalina sem, no entanto, pagar uma grande fortuna por isso - e não só na compra, mas também na manutenção e no seguro. E também para quem acha que as Ninja 300 e 400, ambas bicilíndricas, são "pouco".

A rabeta arrebitada exibe uma exótica lanterna triangular. Toda a iluminação da moto é full-LED
Crédito: Ricardo Rollo / WM1
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Quanto a números de desempenho, a Kawasaki não divulga. Mas sites internacionais apontam uma velocidade máxima de 241 km/h! Aqui, no meu rápido test-ride, eu me permiti chegar em apenas 180 km/h, ou pouco acima.

A Ninja ZX-4R garante desfiles bacanas - inclusive porque é bonita e parece uma moto maior - e está sempre na mão. Freia com tremenda eficiência, tem câmbio justinho, responde bem sem ser tresloucada, faz curvas com absoluta eficiência e chega ao refinamento de ser razoavelmente confortável, já que a posição de pilotagem não é demasiadamente "racer".

O banco é curto e não muito macio, mas a posição de pilotagem é bem confortável
Crédito: Divulgação
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Quer mais? A Ninja ZX-4R ainda é capaz de emitir um ronco lindo - mas aí vale ressaltar que a moto que pilotamos estava com ponteira Akrapovic, e não a original. Tudo bem: a maioria dos donos de superbikes troca a ponteira, não é?

Ao longo de nosso rápido test-ride, a Ninja ZX-4R me transmitiu muita segurança e proporcionou boa dose de diversão. Para quem nem curte motos esportivas, como eu, é algo a ser levado em conta.

Vale a pena pagar R$ 56 mil nessa moto?

Vale a pena comprar a Ninja ZX-4R? Se o caro leitor se enquadra no perfil mencionado quatro parágrafos acima, absolutamente sim - mesmo que com o mesmo valor seja possível até compra motos maiores. Mas se você é daqueles que querem uma moto mais exuberante em porte, e que proporcione adrenalina muito extrema, aí a recomendação é partir para as superbikes maiores.

Confira mais fotos da Kawasaki Ninja ZX-4R:

Ficha técnica

Kawasaki Ninja ZX-4R

Preço: R$ 55.990

Motor: quatro cilindros em linha, injetado e refrigerado a água, 399cm³, 16 válvulas, comando duplo no cabeçote, potência máxima de 80 cv (com RAM air) a 14.500 rpm e torque máximo de 4 kgf.m a 13.000 rpm

Transmissão: câmbio de seis marchas com secundária por corrente

Suspensões: dianteira com garfos invertidos Showa, ajuste na pré-carga e 12 cm de curso, e traseira monochoque Showa com piggyback, ajustes na compressão, retorno e pré-carga, e 12,4 cm de curso

Freios: disco duplo na frente e disco simples atrás, com ABS de dois canais

Pneus: Pirelli Diablo Rosso III nas medidas 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás

Dimensões e peso: 1,99 m de comprimento, 76,5 cm de largura, 1,11 m de altura, 1,28 m de entre-eixos e distância do banco ao solo de 80 cm. Peso em ordem de marcha de 189 quilos

Tanque: 15 litros

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