Ano novo, moto... velha? É, pode ser boa opção!

Listamos cinco modelos usados que você pode comprar sem gastar uma fortuna e rodar sem passar perrengue com manutenção

  1. Home
  2. Motos
  3. Ano novo, moto... velha? É, pode ser boa opção!
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo ano de 2024 está aí e muita gente começa a pensar em trocar de moto. Mas se a grana está curta, uma boa ideia é pegar uma usada (ou bem usada): você vai gastar pouco na compra.

Só que muita gente tem medo de comprar uma moto assim e depois passar perrengue com manutenção e falta de peças. Mas isso não é regra geral - existem modelos que custam pouco e cujas peças ainda existem em boa quantidade em lojas de motopeças e até nas concessionárias.

Pensando nisso, listamos aqui cinco motos que você pode comprar sem medo: são confiáveis, têm manutenção fácil e peças de reposição no mercado paralelo ou nas concessionárias. Escolha a sua:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Motos usadas para comprar e ser feliz:

A Honda CBX 250 Twister é excelente opção urbana com baixo custo de compra e de manutenção
Crédito: Divulgação
toggle button

1. Honda CBX 250 Twister

A Honda CBX 250 Twister foi lançada em 2001 como substituta da CBX 200 Strada. Viveu até 2008, quando foi substituída pela CB 300R. Mas depois voltou à ativa, em 2015, substituindo justamente sua substituta. E só saiu de linha no final de 2022, para dar lugar à CB 300F Twister, lançada no início de 2023. Na última linha, seu motor flex rendia até 22,6 cv de potência e 2,2 kgf.m de torque. É uma ótima opção de moto urbana, e na Webmotors pode ser encontrada com preços a partir de R$ 12 mil.

Muito versátil, a Yamaha XT 600E vai bem na cidade e também nas estradas de terra
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Yamaha XT 600E

Conhecida como "trator", "indestrutível" e outros apelidos reveladores pelos motociclistas, a Yamaha XT 600E é uma trail média com motor monocilíndrico refrigerado a ar, mecânica simples e incrivelmente versátil: anda na cidade, na estrada e na terra com a mesma desenvoltura. Seu forte não é a velocidade, mas a capacidade de transpor obstáculos com suas suspensões altas e de curso longo, seu vão livre enorme e seus 45 cv de potência com 5 kgf.m de torque. Produzida no Brasil entre 1993 e 2005, pode ser encontrada na Webmotors com preços que começam em R$ 14 mil. Boa opção de trail média que já ficou pouco visada.

A Suzuki Intruder 125 é capaz de fazer até 40 km/l e tem manutenção baratíssima
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Suzuki Intruder 125

Imagine uma custom urbana que é admirada até por quem não gosta do estilo, da marca ou mesmo do próprio modelo em questão: essa é a Suzuki Intruder 125. Foi vendida no Brasil entre 2002 e 2016, e essa longevidade já diz muita coisa. Chegou a ser a moto titular dos Correios e, quando a estatal fez leilões para vender suas motos, o bom negócio era certo tanto para uso próprio quanto para posterior revenda. Com 11 cv e 1 kgf.m, seu desempenho é modesto. Mas é uma moto econômica (chega a fazer 40 km/l), robusta, com manutenção baratíssima e nada visada. A partir de R$ 5 mil você já encontra unidades em razoáveis condições na Webmotors.

A Kawasaki Versys-X 300 tem motor bicilíndrico que entrega 40 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Kawasaki Versys-X 300

A Versys-X 300 não é exatamente uma moto antiguinha ou muito usada: foi lançada em 2018. Mas uma usada é boa opção pelo custo/benefício que apresenta: o motor bicilíndrico refrigerado a água gira bem, entrega 40 cv e 2,6 kgf.m e te leva a qualquer lugar. A manutenção básica é fácil, já que óleo, filtros, pastilhas de freio, pneus e relação já existem no mercado paralelo. Caso precise de alguma peça mais específica, a coisa muda: só terá nas concessionárias, e com preço alto. Na Webmotors, é possível encontrar o modelo com preço inicial na faixa dos R$ 23 mil.

Robusta e com desempenho forte, a Sportster 883 R é a Harley-Davidson mais acessível
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Harley-Davidson Sportster 883

Há cerca de dois anos a Harley-Davidson voltou a ser "moto de rico". Mas por um um (curto) tempo não foi assim: as motos da marca tinham preços interessantes e competitivo e a Sportster 883 custava o mesmo que uma Honda Shadow 750, por exemplo. Hoje, as Sportster mais "antigas" estão valorizadas, mas as 883 R podem ser encontradas partindo dos R$ 28 mil. Uma boa opção para quem curte uma moto custom com desempenho forte (52 cv e 6,8 kgf.m), visual clássico e - claro - feita pela admirada marca norte-americana. A manutenção? É mais fácil e barata do que muita gente imagina...

Comentários