A Bajaj continua dando seus primeiros passos no mercado brasileiro e a novidade da vez é o aparecimento da pequena custom Avenger 160 Street no site da primeira concessionária da marca, a Marello Motos de Santo André (SP).
Há cerca de um mês, revelamos aqui a linha de modelos inicialmente prevista para cá. Estavam confirmadas Dominar 400 e Pulsar N 250, e a elas logo se juntaram as Pulsar NS 160 e NS 200.
Também mencionamos que as Avenger 160 e 200 Street estavam em estudos, e que a favorita era mesmo a 160, já que com esse tamanho de motor a moto enfrentaria diretamente as Haojue Chopper Road e Master Ride 150.
Além disso, poderia eventualmente se beneficiar da lei aprovada no Congresso que prevê a possibilidade de redução no IPVA de motos com até 170 cm³. No entanto, vale lembrar que decisão, que possibilita até zerar o imposto, não é impositiva, mas opcional - a decisão caberá aos estados.
A Avenger 160 Street tem motor monocilíndrico, que rende 15 cv de potência a 8.500 rpm e 1,3 kgfm de torque a 7.000 rpm. Injetado, refrigerado a ar, com duas velas e comando simples, esse motor é similar ao da Pulsar NS 160, mas segundo o site indiano www.motoroids.com não é exatamente o mesmo. A semelhança, contudo, facilita a logística de peças e pós-venda, o que certamente também pesou na opção. Nada mais natural.
Outras especificações importantes da Avenger 160 Street são a suspensão dianteira com garfos telescópicos, a traseira bichoque com cinco ajustes na pré-carga, os freios com disco na frente e tambor atrás, os pneus nas medidas 90/90 R17 na frente e 130/90 R15 atrás e o tanque para 13 litros de combustível.
Com frente bem lançada, a moto parece comprida nas fotos - e é mesmo: tem 2,21m de comprimento e 1,49 m de entre-eixos, ou 10 cm a mais que a Haojue Master Ride nas duas medidas.
Isso pode ser um problema no uso urbano, já que quanto mais comprida, menos ágil uma moto é - ainda mais para serpentear por entre os carros no dia a dia. Mas é inegável que o estilo "easy rider" dessa indiana é bacana.
Pelo menos pilotos de baixa estatura não terão dificuldade para pilotá-la: a altura do banco é de apenas 73,7 cm. Já a distância livre do solo também é elogiável: 17 cm. O peso em ordem de marcha é de 156 quilos - 10 quilos a mais que a Master Ride, que, no entanto, é menos potente e menos torcuda: tem 12 cv e 1,1 kgf.m.
Os instrumentos, por sua vez, são divididos em dois mostradores. Sobre o tanque, marcador de combustível e luzes-espia. Na mesa superior, velocímetro e hodômetros. Para ter espaço no segmento, a Avenger terá que chegar com preço competitivo. A Master Rider 150 custa R$ 16.155 e a Chopper Road 150 sai por R$ 13.686.
Outro modelo que também começou a aparecer no site da Bajaj brasileira é a Dominar 250, irmã menor da Dominar 400. Com a mesma proposta de ser uma crossover, mas com forte pegada naked, esta tem motor monocilíndrico de 248 cm³ injetado e refrigerado a água, que rende 27 cv a 8.500 rpm e 2,3 kgf.m a 6.500 rpm.
Seus quitutes incluem câmbio de seis marchas com embreagem deslizante, garfos dianteiros invertidos, monochoque traseiro, freios a disco com ABS, pneus 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás, 2,15 m de comprimento, 15,7 cm de vão livre, 187 quilos de peso em ordem de marcha, tanque para 13 litros e painel digital.