Bajaj Dominar 250: as primeiras impressões

Pilotamos a nova moto de 250 cm³ da Bajaj que tem o desafio de competir com as veteranas Twister e Fazer. Confira!

  1. Home
  2. Motos
  3. Bajaj Dominar 250: as primeiras impressões
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Bajaj Dominar 250 finalmente chegou ao Brasil. A nova naked da marca indiana foi lançada oficialmente no mercado brasileiro, mas não terá vida fácil por aqui - enfrentará a concorrência de nomes de peso, como Yamaha Fazer FZ25 e Honda CB 300F Twister.

Bajaj Dominar 250
Aceleramos a nova Bajaj Dominar 250, lançada recentemente no Brasil
Crédito: Mario Villaescusa/Divulgação
toggle button

Bajaj Dominar 250: as primeiras impressões

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Tivemos a oportunidade de rodar alguns quilômetros com a Bajaj Dominar 250 em Alphaville (Barueri/SP) durante o evento de lançamento. Confira abaixo as primeiras impressões com a nova naked da marca indiana!

A novidade da Bajaj tem 27 cv a 8.400 rpm e 2,39 kgf.m de torque a 6.500 rpm
Crédito: Mario Villaescusa/Divulgação
toggle button

Como anda a Dominar 250?

A nova moto da Bajaj não é exatamente leve: tem 180 quilos já em ordem de marcha. O motor é um monocilíndrico com 248,7 cm³, que entrega 27 cv de potência a 8.400 rpm e 2,39 kgf.m de torque a 6.500 rpm. São números interessantes, mas que na prática não dão à moto a agilidade que ela parece ter - e que seria desejável. Isso porque o motor demora um pouco para "encher" e entregar mais desempenho.

Toda a iluminação da nova naked da marca indiana é em LED
Crédito: Divulgação
toggle button

No trânsito urbano, parte dessa deficiência é compensada pela relação curta do câmbio de seis marchas, que tem ainda embreagem assistida e deslizante. A 50 km/h o piloto já está na quinta marcha, sem forçar o motor mas sem muita empolgação. Isso também pode beneficiar o consumo de combustível do modelo - o tanque pega apenas 13 litros.

As suspensões, por outro lado, têm boa performance. Na frente, as bengalas são invertidas e têm ótimos 13,5 cm de curso. Atrás, vai um monochoque com nitrox, 11 cm de curso e vários níveis de ajuste. Para completar, a posição de pilotagem é bastante agradável e confortável para uma naked urbana. As pedaleiras não ficam muito recuadas como nas motos esportivas - ou mesmo em modelos naked mais agressivos. Por isso, a Dominar 250 não é cansativa.

A boa calibragem das suspensões também permitiu à Dominar 250 passar com tranquilidade pelas ruas esburacadas e/ou com irregularidades por onde rodamos. Mas a suspa dianteira exibiu um pouco de barulho, algo que poderia melhorar para tornar a pilotagem mais prazerosa.

A Dominar 250 tem freios a disco com ABS nas duas rodas
Crédito: Divulgação
toggle button

Na parte da frenagem, nenhum problema: Com freios a disco - 300 mm na frente e 230 mm atrás -  e ABS nas duas rodas, as frenagens foram seguras e tranquilas. As rodas são de liga leve, têm 17 polegadas e são calçadas com os pneus indianos sem câmara da marca MRF nas medidas 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás.

O painel é 100% digital e tem fundo preto. Mas, sob sol forte, o reflexo da tela de LCD acaba refletindo demais a luz, o que dificulta um pouco a visualização das informações. A iluminação da nova Bajaj Dominar 250 é toda em LED, mas como o teste foi realizado apenas durante o dia, não foi possível avaliar como o conjunto óptico se comporta no escuro.

A moto está disponível em duas cores no Brasil, por iniciais R$ 22.500: preta com detalhes em cinza (Sparkling Black) e vermelha com detalhes em preto e cinza (Racing Red).

O painel da Dominar 250 é 100% digital e tem fundo preto
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão

O primeiro contato com a nova naked da Bajaj foi positivo. Resta agora aguardar para ver se a Dominar 250 vai ter fôlego para disputar espaço com as veteranas das marcas japonesas, que já estão consolidadas e têm uma grande rede de concessionárias e disponibilidade de peças por trás, e ganhar seu lugar com o público brasileiro. Os planos da Bajaj são ambiciosos e a expansão da marca no Brasil tem acontecido de forma acelerada. Vamos acompanhar os próximos capítulos.

Galeria de fotos

Vídeo relacionado

Comentários