Se tudo correr como previsto, a Bajaj Dominar 250 deverá chegar ao mercado brasileiro já neste próximo mês de agosto. O lançamento foi anunciado durante o Festival Interlagos - Motos, em julho, mas desde então a marca indiana não comentou mais nada sobre a moto.
Enquanto aguardamos novidades, vamos lembrar como é a moto e falar de suas possibilidades por aqui. Um dos modelos mais recentemente lançados pela Bajaj lá na Índia, a Dominar 250 é uma naked que herda a base e alguns componentes da irmã maior Dominar 400 - modelo que responde por cerca de 70% das vendas da Bajaj no Brasil.
Além da 400, a marca também vende por aqui os modelos Dominar 160 e 200 - mas ambas, lá na Índia, não fazem parte da família Dominar: são chamadas de Pulsar 160 e Pulsar 200. Ou seja, pertencem a uma outra linha.
Já a 250 é mesmo da linha Dominar. Tem motor monocilíndrico, injetado e refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e 248 cm³. Entrega 27 cv de potência a 8.500 rm e torque de 2,3 kgf.m a 6.500 rpm. Além disso, leva a moto a fazer até 35 km/l de gasolina, um consumo respeitável.
Outras especificações importantes da Bajaj Dominar 250 são o câmbio de seis marchas com secundária por corrente, a embreagem assistida e deslizante, a suspensão dianteira com bengalas invertidas de 37 mm de diâmetro e curso de 13,7 cm, a suspensão traseira monochoque ajustável na pré-carga e com curso de 11 cm, os freios com discos e ABS nas duas rodas e os pneus nas medidas 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás.
A Dominar 250 ainda tem 2,15 metros de comprimento, 1,45 m de entre-eixos, 1,11 m de altura e 83,6 cm de largura. O vão livre (distância mínima do solo) é de bons 15,7 cm e o banco está a 80 cm do solo. Por fim, o tanque pega 13 litros de combustível e a moto pesa 180 quilos em ordem de marcha.
Alguns baratos da moto são a iluminação full-LED, uma tomadinha USB e o painel "duplo", com s principais mostradores em uma bonita tela de LCD apoiada à frente do guidão e uma segunda telinha, com as luzes-espia, na parte fontal do tanque de combustível - como é na Dominar 400.
Como a Bajaj tem uma estratégia de preços bem agressiva no mercado brasileiro, a irmã maior Dominar 400 custa R$ 24.990 e irmã menor Dominar 200 custa R$ 19.900, estimamos que a Dominar 250 ficará no meio do caminho na casa dos R$ 22 mil.
Com esse valor, seria extremamente competitiva em relação às best-sellers do segmento, a Honda CB 300F Twister, que custa R$ 23.330 com ABS (24 cv e 2,6 kgf.m com gasolina), e a Yamaha Fazer FZ25, que parte de R$ 22.790 com ABS (21,3 cv e 2,1 kgf.m com gasolina).