A Bajaj Dominar 250 será lançada no Brasil dentro de um mês. O lançamento da "irmã menor" da Dominar 400, que antecipamos aqui, foi confirmado por Waldyr Ferreira, Diretor Geral da Bajaj do Brasil, durante a inauguração da fábrica da marca indiana em Manaus (AM) na última terça-feira (25/6). A nova planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia.
De acordo com Rakesh Sharma, Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, além da nova Dominar 250, modelos da nova linha Pulsar também poderão ser lançados no Brasil em breve, assim como novos produtos que a equipe de pesquisa e desenvolvimento da marca estuda para o mercado brasileiro. Mas ainda não há datas oficiais para essas novidades.
Hoje a fábrica da Bajaj do Brasil em Manaus (AM) opera em regime CKD - sigla para Completely Knock Down. Ou seja, recebe as motos em kits, completamente desmontadas, e faz os processos de preparação dos kits, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição na planta manauara. Já são montados lá estão os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.
Segundo Adelino Cardoso, Diretor Industrial da Bajaj, existe a possibilidade de toda a produção se tornar local no futuro. Quem ditará como a fábrica seguirá é o mercado brasileiro de motocicletas. No momento, não existem planos de produzir na fábrica de Manaus (AM) para exportação para outros países da América Latina.
A fábrica já havia iniciado as operações no dia 6 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro-chefe de vendas da marca no Brasil.
Inicialmente a meta da Bajaj do Brasil é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de nove mil unidades produzidas em 2024. Este volume, somado às quase três mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023.
Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas. No momento, atuam na unidade mais de 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto um crescimento gradual da equipe.
Durante a inauguração da fábrica, a Bajaj divulgou que planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, o que representará 46% de crescimento em relação ao segundo semestre de 2023 e 143% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2023.
De acordo com Rakesh Sharma, foram investidos entre 10 e 11 milhões de dólares na operação da Bajaj do Brasil. A marca hoje tem 21 concessionárias no Brasil. Até o fim de 2024, a meta é expandir esse número para pelo menos 30 lojas. Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS), e também outras unidades na cidade de São Paulo (SP).