A Bajaj Dominar 250 foi lançada oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (16) depois de alguma espera e especulações. A moto chega às concessionárias da Bajaj neste sábado (17). Confira abaixo os detalhes da nova naked, que disputará espaço com as veteranas Yamaha Fazer FZ25 ABS e Honda CB 300F Twister.
A nova Bajaj Dominar 250 tem motor monocilíndrico injetado e refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e 248 cm³ de capacidade cúbica. Entrega 27 cv de potência a 8.400 rpm e 2,3 kgf.m de torque, a 6.500 rpm. A transmissão tem seis marchas, com secundária por corrente.
As suspensões são um ponto especial de atenção: a dianteira é invertida, enquanto a traseira é monochoque com nitrox (reservatório externo). As rodas são de liga leve e usam pneus sem câmara, nas medidas 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás. Já os freios são a disco, com ABS - 300 mm na frente e 230 mm atrás.
O tanque de combustível tem capacidade para 13 litros de gasolina e a moto pesa 180 quilos em ordem de marcha. A distância libre do solo é de 15,7 cm. Um atrativo da moto é a iluminação full-LED, algo que Yamaha FZ25 e Honda Twister não têm. Já o painel é digital como nas rivais, mas não é duplo como na irmã maior Dominar 400.
Assim como acontece com as outras motos da marca, a garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos. Mas há uma novidade: o intervalo entre as revisões passou de quatro para seis meses - a primeira deve ser feita com um mês de uso ou mil quilômetros rodados. Confira abaixo os preços das revisões da Dominar 250:
A Bajaj Dominar 250 tem preço sugerido de R$ 22.500, já com frete incluso.
É de fato um um valor competitivo. Com essa etiqueta, ela custa praticamente R$ 2.500 a menos que a Dominar 400, mantendo assim alguma distância da irmã maior. Além disso, a nova moto é pouca coisa mais barata que as concorrentes Yamaha Fazer FZ25 ABS (R$ 22.990) e Honda CB 300F Twister ABS (R$ 23.330). No caso das rivais, deve-se ainda somar o frete - pense em algo em torno dos R$ 1.500. Então a Dominar 250 se distancia ainda mais.
A nova naked da Bajaj também pode ser comprada através de consórcio nacional. Nessa modalidade, as parcelas começam em R$ 305,75 no chamado "Plano Regular" de 100 meses - ou em R$ 220,03 no "Plano + Fácil", no qual as 12 primeiras parcelas equivalem a 70% do valor da moto.
A Yamaha Fazer FZ25 custa R$ 22.990. Tem quatro opções de cores, motor refrigerado a ar, comando simples, 21,5 cv de potência a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m de torque a 6.500 rpm, câmbio de cinco marchas, suspensões e iluminação convencional e ABS nas duas rodas.
As revisões também têm preços fixos, porém são mais altos que os da Bajaj. Ou seja, a Yamaha Fazer FZ25 é mais cara, menos completa, menos potente e tem revisões mais custosas.
Já a Honda CB 300F Twister começa em R$ 22.370 sem ABS - a versão com freios antitravamento parte de R$ 23.330. Esta tem duas opções de cores, motor refrigerado a ar, comando simples, 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm, câmbio de seis marchas, suspensões e iluminação convencional e ABS nas duas rodas apenas na versão mais cara.
Dependendo da quilometragem, as revisões com preços fixos têm alguns valores mais altos e outros mais baixos que os da Dominar 250. Então, a CB 300F é mais cara, menos completa, menos potente e tem revisões que, na prática, se equivalem.
Durante o evento de lançamento, a Bajaj atualizou seus números. Com 20 meses de operação oficial no Brasil, a marca tem 22 concessionárias, mais de 8.900 motos emplacadas e já é a 11ª empresa que mais vende moto do Brasil. O plano é chegar a 34 concessionárias até dezembro.
No Nordeste estão previstas concessionárias para as cidades de João Pessoa (PB), Mossoró (RN), Fortaleza (CE) e Arapiraca (AL). Já no Sudeste as cidades de Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Santos (SP) e Ribeirão Preto (SP) terão novas lojas. A Bajaj também abrirá concessionárias no Centro-Oeste, nas cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).
Certamente a Honda CB 300F Twister e a Yamaha Fazer FZ 25 continuarão vendendo volumes significativos, visto serem de marcas reconhecidas pela confiabilidade e com enormes redes de concessionários - este ano, até julho, foram mais de 33 mil unidades da Twister e quase 28 mil da Fazer FZ25.
Mas, a logo prazo, a Dominar 250 poderá roubar uma fatia razoável de compradores. Para isso, terá que manter preço atraente e provar confiabilidade - e a Bajaj terá que não apenas aumentar sua produção, como também ampliar a rede de concessionários. Duas coisas que estão nos planos da indiana. As nipo-brasileiras que se cuidem.
Com informações de Alexandre Ciszewski