Dominar 250 vem aí: Twister e Fazer que se cuidem!

A nova moto da Bajaj foi lançada oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (16). Confira todas as especificações da naked

  1. Home
  2. Motos
  3. Dominar 250 vem aí: Twister e Fazer que se cuidem!
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Bajaj Dominar 250 foi lançada oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (16) depois de alguma espera e especulações. A moto chega às concessionárias da Bajaj neste sábado (17). Confira abaixo os detalhes da nova naked, que disputará espaço com as veteranas Yamaha Fazer FZ25 ABS e Honda CB 300F Twister.

Bajaj Dominar 250 vem aí: Twister e Fazer que se cuidem!

Bajaj Dominar 250 0
A Bajaj Dominar 250 foi lançada no Brasil nesta sexta-feira, dia 16 de agosto
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A nova Bajaj Dominar 250 tem motor monocilíndrico injetado e refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e 248 cm³ de capacidade cúbica. Entrega 27 cv de potência a 8.400 rpm e 2,3 kgf.m de torque, a 6.500 rpm. A transmissão tem seis marchas, com secundária por corrente.

As suspensões são um ponto especial de atenção: a dianteira é invertida, enquanto a traseira é monochoque com nitrox (reservatório externo). As rodas são de liga leve e usam pneus sem câmara, nas medidas 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás. Já os freios são a disco, com ABS - 300 mm na frente e 230 mm atrás.

O tanque de combustível tem capacidade para 13 litros de gasolina e a moto pesa 180 quilos em ordem de marcha. A distância libre do solo é de 15,7 cm. Um atrativo da moto é a iluminação full-LED, algo que Yamaha FZ25 e Honda Twister não têm. Já o painel é digital como nas rivais, mas não é duplo como na irmã maior Dominar 400.

Bajaj Dominar 250 7
A Bajaj Dominar 250 é bem completinha e tem design moderno e agressivo
Crédito: Divulgação
toggle button

Assim como acontece com as outras motos da marca, a garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos. Mas há uma novidade: o intervalo entre as revisões passou de quatro para seis meses - a primeira deve ser feita com um mês de uso ou mil quilômetros rodados. Confira abaixo os preços das revisões da Dominar 250:

  • 1.000 km - R$ 114,74
  • 5.000 km - R$ 352,24
  • 10.000 km - R$ 424,74
  • 15.000 km - R$ 682,66
  • 20.000 km - R$ 502,24
  • 25.000 km - R$ 502,24
  • 30.000 km - R$ 877,89
  • Bajaj Dominar 250 6
    A Bajaj Dominar 250 tem iluminação full-LED e lanterna traseira dupla
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Qual será o preço da Bajaj Dominar 250?

    A Bajaj Dominar 250 tem preço sugerido de R$ 22.500, já com frete incluso.

    É de fato um um valor competitivo. Com essa etiqueta, ela custa praticamente R$ 2.500 a menos que a Dominar 400, mantendo assim alguma distância da irmã maior. Além disso, a nova moto é pouca coisa mais barata que as concorrentes Yamaha Fazer FZ25 ABS (R$ 22.990) e Honda CB 300F Twister ABS (R$ 23.330). No caso das rivais, deve-se ainda somar o frete - pense em algo em torno dos R$ 1.500. Então a Dominar 250 se distancia ainda mais.

    A nova naked da Bajaj também pode ser comprada através de consórcio nacional. Nessa modalidade, as parcelas começam em R$ 305,75 no chamado "Plano Regular" de 100 meses - ou em R$ 220,03 no "Plano + Fácil", no qual as 12 primeiras parcelas equivalem a 70% do valor da moto.

    Bajaj Dominar 250 2
    O painel da Bajaj Dominar 250 é de LCD escurecido, mas não é duplo como na Dominar 400
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Custo-benefício superior

    A Yamaha Fazer FZ25 custa R$ 22.990. Tem quatro opções de cores, motor refrigerado a ar, comando simples, 21,5 cv de potência a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m de torque a 6.500 rpm, câmbio de cinco marchas, suspensões e iluminação convencional e ABS nas duas rodas.

    As revisões também têm preços fixos, porém são mais altos que os da Bajaj. Ou seja, a Yamaha Fazer FZ25 é mais cara, menos completa, menos potente e tem revisões mais custosas.

    Bajaj Dominar 250 11
    O motor da Bajaj Dominar 250 é monocilíndrico, injetado, refrigerado a água e rende 27 cv de potência
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Já a Honda CB 300F Twister começa em R$ 22.370 sem ABS - a versão com freios antitravamento parte de R$ 23.330. Esta tem duas opções de cores, motor refrigerado a ar, comando simples, 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm, câmbio de seis marchas, suspensões e iluminação convencional e ABS nas duas rodas apenas na versão mais cara.

    Dependendo da quilometragem, as revisões com preços fixos têm alguns valores mais altos e outros mais baixos que os da Dominar 250. Então, a CB 300F é mais cara, menos completa, menos potente e tem revisões que, na prática, se equivalem.

    Inicialmente a Bajaj Dominar 250 será vendida na cores vermelha ou preta (acima)
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Bajaj cresce progressivamente

    Durante o evento de lançamento, a Bajaj atualizou seus números. Com 20 meses de operação oficial no Brasil, a marca tem 22 concessionárias, mais de 8.900 motos emplacadas e já é a 11ª empresa que mais vende moto do Brasil. O plano é chegar a 34 concessionárias até dezembro.

    No Nordeste estão previstas concessionárias para as cidades de João Pessoa (PB), Mossoró (RN), Fortaleza (CE) e Arapiraca (AL). Já no Sudeste as cidades de Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Santos (SP) e Ribeirão Preto (SP) terão novas lojas. A Bajaj também abrirá concessionárias no Centro-Oeste, nas cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

    Conclusão

    Certamente a Honda CB 300F Twister e a Yamaha Fazer FZ 25 continuarão vendendo volumes significativos, visto serem de marcas reconhecidas pela confiabilidade e com enormes redes de concessionários - este ano, até julho, foram mais de 33 mil unidades da Twister e quase 28 mil da Fazer FZ25.

    Mas, a logo prazo, a Dominar 250 poderá roubar uma fatia razoável de compradores. Para isso, terá que manter preço atraente e provar confiabilidade - e a Bajaj terá que não apenas aumentar sua produção, como também ampliar a rede de concessionários. Duas coisas que estão nos planos da indiana. As nipo-brasileiras que se cuidem.

    A suspensão dianteira com bengalas Bajaj invertidas é um dos baratos da Bajaj Dominar 250
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Com informações de Alexandre Ciszewski

    Galeria de fotos:

    Vídeo relacionado

    Comentários