Quem apostou contra a Bajaj no mercado brasileiro já pode ir pagando o almoço. Pelo menos quando o assunto é a Dominar 400, o sucesso já está acontecendo. A maior das três motos que a Bajaj vende no país - as outras são as Dominar 160 e 200 - vendeu, este ano, mais que medalhões de Honda e Yamaha.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), a indiana registrou 1.242 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre de 2024. Com esse volume, superou Honda CB 500F, que somou 846 unidades, e as Yamaha MT-09, com 745, e MT-07, com 715. Apenas a Yamaha MT-03 ficou à frente da Bajaj Dominar 400, com 3.081 unidades emplacadas.
Isso tudo quer dizer que preço continua sendo determinante nos segmentos de baixa e média cilindrada do mercado brasileiro de motocicletas. E a Dominar 400 apresenta um custo/benefício extremamente atraente.
A moto custa R$ 24.990. O motor monocilíndrico de 373 cm³ refrigerado a água pode não ser um canhão, mas seus 40 cv de potência e 3,5 kgfm de torque proporcionam um desempenho que sobra na cidade e também é digno em estradas, mesmo com um peso de 192 quilos em ordem de marcha.
Porém, mais do que isso, é uma moto bem completinha. Tem ABS, câmbio de seis marchas, painel duplo com displays de LCD, suspensão dianteira invertida, farol de LED, rodas de liga leve e pneus 110/70 R17 na frente e 150/70 R17 atrás.
A Yamaha MT-03, única que ficou à frente da Dominar 400, tem motor com capacidade cúbica menor (321 cm³), mas é bicilíndrica e entrega mais performance - tem 42 cv e 3 kgf.m para 169 quilos em ordem de marcha.
Provavelmente esse é um dos motivos pelos quais vende mais, apesar de ser mais cara - custa R$ 32.090. A moto da Yamaha também tem conjunto completinho e é uma moto consolidada no mercado brasileiro. A Honda CB 500F parte de R$ 40.660 e a Yamaha MT-07, de R$ 47.770.
Mas não será surpresa se, nos próximos, meses, a Bajaj Dominar 400 encostar na líder. Basta a capacidade produtiva da linha de montagem da marca indiana lá em Manaus (AM) acelerar.