Um belo dia você chega na garagem, liga sua moto para dar aquele passeio e... nada. Ninguém em casa, a moto mal acende as luzes-espia e você rapidamente percebe que sua bateria - literalmente - "morreu". O que fazer para evitar surpresas como essa?
Para começar, é importante escolher a bateria certa para a sua moto - ou seja, com tamanho, amperagem e voltagem adequadas - e sem partir pra gambiarras, como usar bateria de no-break. Além disso, claro, a escolha deve levar em conta a qualidade, pois muitas vezes baterias baratas não compensam pela menor durabilidade e maior possibilidade de dar problemas. Aliás, uma bateria problemática pode danificar outros componentes elétricos da moto, e causar prejuízos dolorosos.
Comprada a bateria certa, aí basta usá-la corretamente. Ou seja, nas baterias que não são seladas deve-se conferir o nível interno da água periodicamente - e, quando este estiver baixo, completá-lo com a água específica para baterias. Já nas seladas a dica é ficar sempre de olho em alguma inconformidade, como estufamento ou dificuldade para manter carga, mesmo que a bateria não seja muito usada.
Nos dois tipos também é preciso ficar ligado no surgimento de zinabre nos polos - é aquela sujeira meio preta, meio verde, que se acumula ali - que pode causar falhas no carregamento e no próprio uso da bateria. Por fim, outra medida importante é usar a moto com boa frequência: baterias de motos que ficam paradas por muito tempo ou são usadas apenas esporadicamente costumam ter a vida útil reduzida.
Nada é por acaso. Isso acontece principalmente quando a moto fica parada por muito tempo. Mas existem outras circunstâncias que podem levar a bateria descarregar. Por exemplo, usá-la apenas para percorrer distâncias muito curtas, o que não permite que o sistema de carregamento seja completo. Além disso, instalar acessórios elétricos também pode acarretar o esgotamento da bateria mais rapidamente (e também instalações mal-feitas). Toda vez que uma bateria descarrega, perde parte de sua capacidade de carregar novamente.
Uma bateria boa vai demorar entre dois e quatro meses para descarregar completamente. Mas isso depende de quanto tempo a bateria está em atividade.
Sim, mas não é recomendável fazer isso muitas vezes. A capacidade da bateria de reter carga é reduzida toda vez que ela "morre". Deixar a bateria descarregar várias vezes pode danificá-la permanentemente. Logo, é melhor evitar que isso aconteça.
Não. O ideal é rodar por algum bom tempo para haver a recarga total. Em marcha lenta, a moto não produz voltagem suficiente para recarregar a bateria plenamente. Assim, a bateria não será recarregada plenamente.
CCA é a sigla para "corrente de arranque a frio" e indica a corrente máxima que o componente pode fornecer na partida. Quanto mais alto for o CCA da bateria, melhor: terá capacidade para dar mais partidas a frio, inclusive consecutivamente. Depois de algum tempo de inatividade, as baterias com CCA baixo sequer conseguem dar uma primeira partida. E se a moto não pegar nesta primeira partida, não pegará mais - a bateria estará "arriada".
Se a bateria for relativamente nova e tiver CCA alto, no mínimo (mas muito no mínimo) uma boa rodada a cada 15 dias. Em motos com muitos componentes eletrônicos avançados, acessórios ou alarme, a bateria descarrega ainda mais rápido. Por esse motivo, para quem anda pouco é recomendável o uso de um carregador de bateria - o chamado "battery tender". O aparelho conecta a bateria a uma tomada, via transformador, e mantém a carga da bateria sempre no nível ideal, mesmo em longos períodos de inatividade.
São aparelhos pequenos, leves e "inteligentes" através dos quais você conecta sua moto a uma tomada. O aparelho monitora constantemente a carga da bateria e a mantém sempre no nível ideal. Assim, a moto pode ficar parada por muito tempo que a bateria sempre estará com carga plena.
Partidas lentas ou "pesadas" são o principal sintoma. Uma moto perfeita - principalmente com injeção eletrônica - com bateria boa pega no estalo. Não tem aquele "nhem-nhem-nhem". Começou a acontecer isso? Encomende a próxima bateria e troque antes de ficar na mão.