Um belo dia você chega na garagem, vai ligar sua moto para dar aquele passeio e... nada. Ninguém em casa, a moto mal acende as luzes-espia e você rapidamente percebe que sua bateria foi pro beleléu.
O que fazer para evitar surpresas como essa? Veja abaixo informações, dicas e respostas às principais dúvidas sobre a bateria da sua moto:
Nada é por acaso. Isso acontece principalmente quando a moto fica parada por muito tempo. Mas existem outras circunstâncias que podem levar a isso. Por exemplo, usá-la apenas para percorrer distâncias muito curtas, o que não permite que o sistema de carregamento seja completo. Além disso, instalar acessórios elétricos também pode acarretar o esgotamento da bateria mais rapidamente (e também instalações mal feitas). Toda vez que uma bateria descarrega, ela perde parte de sua capacidade de carregar novamente.
Uma bateria boa vai demorar entre dois e quatro meses para descarregar completamente. Mas isso depende de quanto tempo a bateria está em atividade.
Sim, mas não é recomendável fazer isso muitas vezes. A capacidade da bateria de reter carga é reduzida toda vez que ela "morre". Deixar a bateria descarregar várias vezes pode danificá-la permanentemente. Logo, é melhor evitar que isso aconteça.
Não. O ideal é rodar por algum bom tempo para haver a recarga total. Em marcha lenta a moto não produz voltagem suficiente para recarregar a bateria plenamente. Assim, ela não será recarregada plenamente.
CCA é a sigla para "corrente de arranque a frio" e indica a corrente máxima que o componente pode fornecer na partida. Quanto mais alto for o CCA da bateria, melhor: terá capacidade para dar mais partidas a frio, inclusive consecutivamente. Depois de algum tempo de inatividade, as baterias com CCA baixo sequer conseguem dar uma primeira partida. E se a moto não pegar nesta primeira partida, não pegará mais - a bateria estará "arriada".
Se a bateria for relativamente nova e tiver CCA alto, no mínimo uma boa rodada a cada 15 dias. Em motos com muitos componentes eletrônicos avançados, acessórios ou alarme, a bateria descarrega ainda mais rápido. Por esse motivo, para quem anda pouco é recomendável o uso de um carregador de bateria - o chamado "battery tender". Ele conecta a bateria a uma tomada, via transformador, e mantém a carga da bateria sempre no nível ideal, mesmo em longos períodos de inatividade.
São aparelhos pequenos, leves e "inteligentes" através dos quais você conecta sua moto a uma tomada. O aparelho monitora constantemente a carga da bateria e a mantém sempre no nível ideal. Assim a moto pode ficar parada por muito tempo que a bateria sempre estará com carga plena.
Partidas lentas ou "pesadas" são o principal sintoma. Uma moto perfeita - principalmente com injeção eletrônica - com bateria boa pega no estalo. Não tem aquele "nhem-nhem-nhem". Começou a acontecer isso? Encomende a próxima bateria e troque antes de ficar na mão.