Uma das motos mais alucinantes do mundo está prestes a ganhar uma nova versão - que promete ser ainda mais louca. A fabricante italiana Bimota desenvolve - e já está nos aprontos finais - uma versão crossover da Tesi H2. A moto está prevista para 2023 (ou até antes) e deverá ser chamada de "Tesi Tour" ou "Tesi Tourer".
Para quem não lembra, a Tesi é a única moto do mundo a usar o sistema de direção Ackerman. Ao lado do design incrivelmente agressivo, esse sistema confere à Tesi uma personalidade absolutamente única no mundo das motos.
O sistema de direção Ackerman foi originalmente criado para automóveis e, neles, permite que as duas rodas dianteiras sejam direcionadas no ângulo apropriado para evitar o deslizamento dos pneus - basicamente quanto menor for o raio de giro desejado do veículo, maior deverá ser a diferença nos ângulos de direção necessários em cada roda.
Para ser aplicado em uma motocicleta, que só tem uma roda dianteira, criou-se um cubo dianteiro móvel que fica no centro de uma balança similar à traseira. Como essa balança é conectada a um conjunto de mola e amortecedor, não há os tradicionais garfos telescópicos. Para completar, o esterçamento do conjunto - roda, pneu e cubo - é feito por hastes horizontais laterais.
Parece complexo? E é mesmo. Mas é esse sistema que torna a Bimota Tesi única. O modelo é feito em pequena escala e custa caro mesmo na Europa - parte de 64.000 euros, ou em torno de R$ 395.000. No Brasil só se tem notícia de uma única Tesi, que "mora" em São Paulo e chegou a ser anunciada nas redes sociais por R$ 300 mil recentemente.
De volta à crossover, a história foi confirmada no Salão de Milão do ano passado, quando o CEO da Bimota, Pierluigi Marconi, afirmou que o chassi e a transmissão da Tesi na versão H2 seriam usados em novas "variantes" do modelo. Depois disso surgiu uma foto-teaser, que mostrava, com razoável nitidez, alguns detalhes da crossover.
Então vemos uma moto ainda com certa pegada esportiva, mas também com tanque alto, uma grande carenagem, um para-brisa mais alto que os usados nas superbikes, uma traseira mais comprida que as das esportivas e até um bagageiro. A moto ainda tem escape único apontado para o alto e rodas raiadas - com aros de aparentes 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás - tudo bem típico de uma crossover. Algo me diz que a Tesi Tour, ou Tourer, será uma das motos mais bonitas do mundo...
Quer mais? Segundo o site alemão www.motorradonline.de, a nova Bimota vai estrear uma suspensão traseira aperfeiçoada, cuja altura poderá variar eletronicamente. Por fim, o motor será fornecido pela Kawasaki - o mesmo quatro cilindros em linha de 998 cm³ usado na superbike H2 (daí o "sobrenome" da Tesi H2). Com sobrealimentação por compressor de ar, essa pequena usina de força rende nada menos que 200 cv de potência.
Também da japonesa virá o sistema de radares atualmente usado na H2, que ajuda o piloto a "ver" veículos nos pontos cegos, através de alertas nos espelhos retrovisores. Haja tecnologia!