Bimota lançará versão crossover da Tesi H2

Modelo terá o motor de 200 cv da Kawasaki H2 e o exótico sistema de esterçamento habitualmente usado pela marca italiana

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Roberto Dutra
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Uma das motos mais alucinantes do mundo está prestes a ganhar uma nova versão - que promete ser ainda mais louca. A fabricante italiana Bimota desenvolve - e já está nos aprontos finais - uma versão crossover da Tesi H2. A moto está prevista para 2023 (ou até antes) e deverá ser chamada de "Tesi Tour" ou "Tesi Tourer".

Bimota Tesi Pequena (1)
A futura Tesi Tour, ou Tourer: uma crossover derivada de uma superbike italiana única no mundo
Crédito: Reprodução
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Para quem não lembra, a Tesi é a única moto do mundo a usar o sistema de direção Ackerman. Ao lado do design incrivelmente agressivo, esse sistema confere à Tesi uma personalidade absolutamente única no mundo das motos.

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O sistema de direção Ackerman foi originalmente criado para automóveis e, neles, permite que as duas rodas dianteiras sejam direcionadas no ângulo apropriado para evitar o deslizamento dos pneus - basicamente quanto menor for o raio de giro desejado do veículo, maior deverá ser a diferença nos ângulos de direção necessários em cada roda.

Detalhe do cubo da roda dianteira, que é móvel e esterçado por hastes horizontais
Crédito: Reprodução
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Para ser aplicado em uma motocicleta, que só tem uma roda dianteira, criou-se um cubo dianteiro móvel que fica no centro de uma balança similar à traseira. Como essa balança é conectada a um conjunto de mola e amortecedor, não há os tradicionais garfos telescópicos. Para completar, o esterçamento do conjunto - roda, pneu e cubo - é feito por hastes horizontais laterais.

A Bimota Tesi H2: modelo superesportivo dará origem à nova crossover que será vendida na Europa
Crédito: Divulgação
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Parece complexo? E é mesmo. Mas é esse sistema que torna a Bimota Tesi única. O modelo é feito em pequena escala e custa caro mesmo na Europa - parte de 64.000 euros, ou em torno de R$ 395.000. No Brasil só se tem notícia de uma única Tesi, que "mora" em São Paulo e chegou a ser anunciada nas redes sociais por R$ 300 mil recentemente.

Além do sistema de esterçamento da roda dianteira, a Tesi tem no design superagressivo
Crédito: Reprodução
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De volta à crossover, a história foi confirmada no Salão de Milão do ano passado, quando o CEO da Bimota, Pierluigi Marconi, afirmou que o chassi e a transmissão da Tesi na versão H2 seriam usados em novas "variantes" do modelo. Depois disso surgiu uma foto-teaser, que mostrava, com razoável nitidez, alguns detalhes da crossover.

O motor da Tesi H2 vem da Kawasaki com o mesmo sobrenome: compressor de ar e 200 cv de potência
Crédito: Reprodução
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Então vemos uma moto ainda com certa pegada esportiva, mas também com tanque alto, uma grande carenagem, um para-brisa mais alto que os usados nas superbikes, uma traseira mais comprida que as das esportivas e até um bagageiro. A moto ainda tem escape único apontado para o alto e rodas raiadas - com aros de aparentes 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás - tudo bem típico de uma crossover. Algo me diz que a Tesi Tour, ou Tourer, será uma das motos mais bonitas do mundo...

O painel da Tesi é até simples para uma moto tão sofisticada:  conta-giros analógicos e telinha de TFT
Crédito: Reprodução
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Quer mais? Segundo o site alemão www.motorradonline.de, a nova Bimota vai estrear uma suspensão traseira aperfeiçoada, cuja altura poderá variar eletronicamente. Por fim, o motor será fornecido pela Kawasaki - o mesmo quatro cilindros em linha de 998 cm³ usado na superbike H2 (daí o "sobrenome" da Tesi H2). Com sobrealimentação por compressor de ar, essa pequena usina de força rende nada menos que 200 cv de potência.

Também da japonesa virá o sistema de radares atualmente usado na H2, que ajuda o piloto a "ver" veículos nos pontos cegos, através de alertas nos espelhos retrovisores. Haja tecnologia!

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