A BMW está à toda este ano. A marca acaba de apresentar, na Alemanha, a M 1000 R, como antecipamos aqui no WM1, uma hyper naked derivada tanto da naked mais mansa S 1000 R quanto da superesportiva S 1000 RR - mas que, devido à sigla "M", pertence mesmo à família da superbike M 1000 RR - modelo usado no campeonato mundial de superbikes WorldSBK.
Assim como sua irmã esportiva, essa roadster também ganhou asas aerodinâmicas na dianteira para ter mais downforce e menor tendência a empinadas. Este recurso, que imprime força aerodinâmica de cima para baixo na moto, geralmente é usado em modelos esportivos - como na rival Ducati Streetfighter V4 S, por exemplo - outra naked de altíssimo desempenho.
As asinhas foram aplicadas nos painéis laterais dianteiros. Outro apêndice aerodinâmico aplicado na moto foi um defletor de vento na frente do painel de instrumentos. O design geral da moto ficou, ao mesmo tempo, esportivo e um tanto exótico.
O motor da M 1000 R é baseado no da S 1000 RR, mas tem alterações para entregar mais força. quatro cilindros em linha de 999 cm³ tem comando de válvulas variável e rende até 210 cv de potência a 13.750 rpm com 11,5 kgfm de torque a 11.000 rpm.
A M 1000 R tem o kit de freios "M brake", com pinças pintadas na cor azul anodizada, avantajados discos de freio com 320 mm de diâmetro, burrinho de freio redimensionado e rodas leves de alumínio. Opcionalmente, no pacote "M Competition", o comprador pode levar as rodas M Carbon, feitas de fibra de carbono - que são mais leves que as de liga leve.
Suspensão dianteira com garfos invertidos, amortecedor de direção e monochoque traseiro - todos com múltiplos ajustes, bateria leve "M", tomada de carregamento USB e iluminação full-LED são alguns dos outros quitutes do modelo alemão.
Na parte eletrônica a M 1000 R tem praticamente tudo o que é possível atualmente. Estão lá quatro modos de pilotagem tradicionais (rain, road, dynamic e race) e mais três customizáveis (race pro 1 a 3), controles de tração, estabilidade, antiempinamento e partidas em rampas, ajuste de interferência do freio-motor, quickshifter bidirecional e assistente para derrapagens em nas frenagens.
O painel de instrumentos da BMW M 1000 R é uma tela retangular de TFT colorida e customizável, com 6,5 polegadas. É uma verdadeira "tela de diversão", na qual se faz todos os setups e ainda se programa o controle de largada e a telemetria para controle de tempo de volta, entre outras funções.
Lá na Europa a moto chega com preços que começam em R$ 116 mil. Não há previsão de venda da moto no Brasil - pelo menos por enquanto.