Conforme antecipamos na semana passada, a BMW R18 está prestes a ser lançada no mercado brasileiro: a marca alemã confirmou hoje que sua esperada custom chega "ainda este ano". Em princípio parece algo um pouco vago, mas já sabemos que é coisa para, no máximo, agosto. A moto foi lançada na Europa em abril de 2020. O preço é um mistério mas, nas redes sociais, especula-se um valor inicial de R$ 139.900 na pré-venda.
Seria um preço coerente com o que esperamos. As custom mais simples da concorrente Harley-Davidson, hoje, ficam na faixa dos R$ 110.000 a R$ 120.000, com montagem em Manaus. A R18 provavelmente virá importada, com valor a ser convertido de euros mais taxas. Como será uma moto cara, de nicho e para quem busca mais exclusividade do que as Harley-Davidson conseguem proporcionar, virá em pequenos lotes.
Inspirada na linda BMW R5 de 1936, a R18 é empurrada por um motor de dois cilindros contrapostos (boxer) e refrigerado a ar e óleo. Tem 1.802 cm³ de capacidade cúbica, 91 cv de potência a 4.750 rpm e 16,3 kgfm de torque. O câmbio tem seis marchas com secundária por eixo cardã. As suspensões são tradicionais, com garfos telescópicos na frente e um monochoque atrás, escondido ao estilo "rabo duro". Segundo a BMW, a R18 chega à velocidade máxima de 177km/h.
Os pneus têm medidas 120/70 R19 na frente e 180/65 R16 atrás, enquanto os freios têm disco duplo na frente e simples atrás - todos com 300 mm. Ambos agregam quatro pistões e ABS. Com compridos 2,43m de comprimento, a R18 pesa 345 quilos em ordem de marcha, mas sua pilotagem será fácil até para coondutores baixinhos: o banco está a apenas 70cm do solo - distância menor que em muitas motoquinhas urbanas.