BMW F 800 GS 2025: esta moto é indicada para quem?

Avaliamos a F 800 GS, moto de entrada da linha F/GS, que foi atualizada junto com as F 900 GS standard e Adventure

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Marcelo Barros
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A BMW atualizou a linha intermediária das suas maxitrail. Reveladas durante o Festival Interlagos - Motos em junho de 2024, a F 800 GS, a F 900 GS e a F 900 GS Adventure chegaram com novidades para a fabricante alemã se manter competitiva nesse nicho disputado do mercado de motos brasileiro.

Aqui vamos falar da mais acessível de todas, a F 800 GS no pacote mais básico. O modelo tem as versões Plus (mais equipada) e com kit baixo, esta para quem precisa de uma moto com menor altura do assento. Um esclarecimento importante: essa F 800 GS 2025 não sucede a antiga F 800 GS, que tem muitos fãs. A antiga F 800 GS equivale hoje à F 900 GS.

Essa 800 atual é sucessora da F 750 GS, e com o normal aumento da cilindrada dos motores - recurso técnico mais comum para adequação do desempenho em relação a uma nova fase mais restritiva do Promot, o programa de controle de emissões de poluentes. No início do ano que vem, entra em vigor o Promot Fase 5.

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O visual da F 800 GS chamou a atenção onde passamos e o acabamento é impecável
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Como é pilotar a BMW F 800 GS 2025

Eu sou considerado alto: tenho 1,83 m de altura. Para mim, a posição de pilotagem dessa moto é muito boa. Tanto para os braços quanto para as pernas, fiquei em uma posição natural, confortável. É um dos pontos fortes dessa moto - como "veste" bem.

A F 800 GS tem uma proposta de uso que me lembrou outra maxitrail, a Triumph Tiger 900 GT. Uma motocicleta com características da irmã mais apta ao fora de estrada, mas que foi pensada para funcionar melhor no asfalto. Na F 800 GS 2025 a proposta de uso é a mesma: uma moto que entrega uma boa experiência para pilotar por horas e horas no asfalto, sem cansar e se divertindo.

Ao subir na moto, vi o painel de TFT que é igual ao usado na R 1300 GS. Tem ótima visibilidade, conectividade com o telefone pelo aplicativo BMW e uma intermináveis opções de configurações.

O painel TFT com conectividade via app BMW é o mesmo da R 1300 GS
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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No punho esquerdo, a roldana e o botão "Menu" são usados para explorar os ajustes no painel. Nos punhos, encontramos botões de rápido acesso a mudanças de modo de pilotagem (Rain e Road), para desativar o controle de tração e do aquecedor de manoplas.

Com rodas de liga leve de 19 polegadas dianteira e e de 17 polegadas - ambas com 17 cm de curso -, dessa vez eu nem dediquei tempo para avaliações fora do asfalto. A moto vai com tranquilidade fora do asfalto onde for um carro de passeio e, dependendo da habilidade do condutor, até além disso.

Uma GS com rodas de liga leve indica seu propósito: é feita para ficar mais no asfalto do que fora dele
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Mas essa GS não é a moto para ir fazer trilha com seus amigos aventureiros de fim de semana. A moto para isso é a F 900 GS.

Dito isso, rodei mais em seu habitat natural: a estrada. E fiz duas viagens. É uma moto grande, que já vem com amortecedor de direção (basta olhar o vão entre o contato da ignição - que é com chave presencial - e o painel, que o verá ali).

Tem ótima estabilidade tanto em altas velocidades quanto em mudanças de direção rápidas, em estradas sinuosas.

O manípulo de ajuste da pré-carga da mola da suspensão traseira é muito prático de usar
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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O manípulo de fácil ajuste da pré-carga da suspensão traseira, acessado pelo lado direito da moto, é muito prático. Experimentei os dois extremos do ajuste, e se quiser acelerar mais, vale deixar a pré-carga mais firme para somar na estabilidade.

Estradas ruins? Terra? Buracos? Gire no sentido oposto e deixe no ajuste mais macio para a pilotagem ficar mais agradável nessa condição.

A corrente M Endurance da BMW é item de série na F 800 GS e tem menor necessidade de manutenção
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Não é uma moto acessível para ter e manter. Por isso, o mínimo que a gente espera é que a experiência de pilotagem seja prazerosa. E isso acontece, de fato.

Viajando, me senti bem com a moto. Não tem como não sentir sua autoestima subir quando você consegue fazer ultrapassagens e percorrer diferentes tipos de estrada com muita tranquilidade graças ao bom acerto do conjunto.

É o "efeito BMW", que vai muito além do status do logotipo famoso na carenagem da moto, como alguns acreditam.

Desempenho, consumo e custo-benefício

Os freios com ABS respondem com precisão e intensidade, especialmente o dianteiro com disco duplo. O motor não gera incômodo com a vibração ou ruídos, e permite viagens em ritmos variadas: tranquilas, se preferir, ou acelerando forte, como se o mundo fosse acabar amanhã e fazendo o coração bater mais forte.

É definitivamente uma BMW. Um detalhe que me chamou mais a atenção durante o teste foi que a moto vem equipada com um “mini para-brisa”. E, viajando na estrada, senti falta do conforto de um para-brisa mais alto.

Uma moto com esse nível de desempenho – são quase 90 cv de potência – e por quase R$ 67 mil, poderia vir com o para-brisa alto de série. Isso não é moto para ficar passeando na cidade, onde o para-brisa não faz falta. É moto para rodar pelo menos 50 quilômetros a cada saída para curtir o que é capaz de fazer.

O motor bicilíndrico garante tranquilidade na estrada. Acelerou, responde logo
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Outro ponto que me faz não considerá-la adequada ao uso urbano é seu peso elevado (227 quilos) e suas dimensões, que comprometem a agilidade em espaços reduzidos – e quem morar em cidades congestionadas como São Paulo vai me entender.

Um garupa tem vida tranquila nessa GS. O banco é largo, a posição das pedaleiras oferece conforto e, além disso, as alças para se segurar são largas e ergonômicas. Pode rodar muito de forma segura e cômoda.

Pronta para rodar bastante: a moto tem assento em dois níveis bem confortável e bagageiro de série
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Simplesmente não dá para andar de forma natural no espaço entre os carros porque a F 800 GS é mais larga do que a maioria das motos - ainda mais equipada com os úteis protetores de mão. Essa moto é para usar no lazer, viajando, curtindo as estradas. Desempenho, conforto, tecnologia e segurança para isso ela te entrega.

Falando sobre o visual, ele lembra bastante a antecessora F 750 GS, e eu acho realmente bem bonita. O acabamento é impecável: não há o que ponderar nesse sentido. A versão mais acessível da F 800 GS tem apenas uma opção de cor, branca. Então, se desejar uma preta ou azul, terá que investir mais R$ 3 mil para adquirir uma das versões Plus.

Falando sobre o que move a GS, temos um motor bicilíndrico paralelo que me chamou atenção por ter os picos de potência e de torque nas mesmas 6.750 rpm. Normalmente, o torque máximo é entregue mais cedo que a potência.

A iluminação é toda em LED e a F 800 GS mantém o icônico farol assimétrico
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Na pilotagem, a gente nota que tem algo diferente quando sobe as rotações do motor, mas não consegue explicar exatamente o que. Como se mudassem o tempero de um prato que você gosta de almoçar e ele não deixasse a comida nem melhor nem pior; você apenas sente que está diferente.

No período do teste, a média de consumo ficou em 18,5 km/l. O tanque com 15 litros, nessa média que foi obtida acelerando bastante, dá mais de 270 quilômetros de autonomia. Parou para descansar um pouco ou se hidratar na viagem? Reabasteça a moto.

Por último, mas não menos importante, a F 800 GS 2025 vem com alarme antifurto de fábrica, e no Brasil é instalado um rastreador para aumentar a proteção contra roubos e furtos.

A principal rival da BMW F 800 GS 2025 é a Triumph Tiger 900 GT. A inglesa é uma moto mais esportiva e mais tecnológica, mas que me parece cobrar mais habilidade do piloto para entregar tudo que é capaz.

Na BMW, a pilotagem é mais fácil. A alemã te permite andar mais rápido mesmo sem ser tão habilidoso, e isso pode ser positivo para quem ficar na dúvida entre as duas motos. A recomendação, então, é fazer o test-ride nas duas para ter clareza sobre as diferenças.

Pra quem faz sentido comprar a BMW F 800 GS 2025?

A BMW F 800 GS é indicada para quem não tem pretensão de se aventurar no fora de estrada e que busca uma moto confortável e com bom desempenho para viajar tranquilo. Ou para quem rodará no asfalto e quiser se empolgar eventualmente.

Com apenas 3 cv de potência de diferença para as F 900 GS, sem precisar da aptidão off-road, a F 800 GS já vai resolver bem a vida - e cobrando menos.

São três versões da F 800 GS: a de entrada, a Plus em duas cores e a terceira com kit baixo
Crédito: Marcelo Barros/WM1
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Ficha técnica – BMW F 800 GS 2025

Preço: R$ 66.900

Cor: branco

Motor: bicilíndrico, a gasolina, injetado, refrigerado a líquido, 895 cm³, oito válvulas, comando duplo, potência de 87 cv a 6.750 rpm e torque de 9,3 kgf.m a 6.750 rpm

Transmissão: câmbio de seis marchas com secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante

Suspensões: dianteira com garfo telescópico de 41 mm e 17 cm de curso, e traseira monochoque com 17 cm de curso e ajustes de pré-carga e amortecimento

Freios: a disco, com 30,5 cm na dianteira e 26,5 cm na traseira, com ABS nas duas rodas

Pneus: Bridgestone Battlax Adventure nas medidas 110/80 R19 na frente e 150/70 R17 atrás

Dimensões: 2,29 m de comprimento, 91 cm de largura, 1,23 m de altura e 1,56 m de entre-eixos. Banco a 81,5 cm do solo e 227 quilos de peso em ordem de marcha.

Tanque: 15 litros (reserva de 4 litros)

Consumo no teste: 18,5 km/l

Intervalo de revisões: a cada 10.000 quilômetros ou 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Garantia: três anos

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