BMW F 900 R ganha edição limitada Force, na França

Inspirada em aviões de combate, terá apenas 300 unidades produzidas que terão como cor predominante o azul San Marino

  1. Home
  2. Motos
  3. BMW F 900 R ganha edição limitada Force, na França
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW lança uma nova versão da roadster F 900 R na França. Com o sobrenome "Force", a configuração terá apenas 300 unidades produzidas. Todas serão pintadas na mesma combinação de cores - azul San Marino com detalhes em amarelo "fluorescente". Segundo a BMW, essa combinação evoca o design dos aviões de combate, nos quais a moto teria sido inspirada.

A BMW F 900 R Force terá duas opções de potência e torque, para atender a diferentes categorias de habilitados
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Force também terá outro atrativo - nem sempre presente nos modelos vendidos por lá: poderá ser comercializada para portadores de habilitação A2 - na prática, os motociclistas com menos experiência. Explicamos: em vários países europeus, a habilitação para motociclistas é dividida por categorias. Na França, existem as categorias A1 (para modelos de 50 cm³ a 125 cm³), A2 (intermediária, cuja limitação é a potência, e não a cilindrada) e A (todos os modelos, livremente).

Deste ângulo é possível ver bem os adesivos esportivos na cor amarela "fluorescente" aplicados nas rodas
Crédito: Divulgação
toggle button

Essa edição limitada agrega detalhes e recursos a mais em relação à versão "normal". É o caso da pequena moldura frontal de painel com o logotipo "R" em amarelo, da forração do banco com a inscrição "limited edition" e das rodas com frisos esportivos na mesma cor "fluorescente" berrante de partes da pintura.

A traseira é arrebitada, como convém a uma roadster. BMW diz que a versão foi inspirada em aviões de combate
Crédito: Divulgação
toggle button

A F 900 R Force ainda tem quickshifter (aquele dispositivo que permite trocas de marcha sem uso da embreagem nem alívio do acelerador), iluminação toda com LEDs, painel com tela de TFT de 6,5 polegadas, modos pilotagem "road" e "rain", controle de estabilidade, suspensão dianteira invertida e freios Brembo.

No detalhe do tanque, a combinação das cores azul San Marino e amarelo "fluorescente", e o logotipo "R" estilizado
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor é um bicilíndrico em linha refrigerado a água com 895 cm³, que originalmente rende 105 cv de potência e 9,8 kgf.m de torque. Mas a versão para habilitados A2 é recalibrada e amansada para 47,5 cv e 6,7 kgfm, atende, assim, as normas para essa categoria de habilitação.

A bonita tampa de rabeta acompanha o estilo com a inscrição "F 900 R Force" aplicada na parte superior
Crédito: Divulgação
toggle button

Em desempenho, a diferença é pequena. A versão original chega a 216 km/h, enquanto a A2 atinge os 201 km/h. A F 900 R chega ao mercado francês com preço sugerido de 9.790 Euros (cerca de R$ 65.500), ou 900 Euros (R$ 6.000) a mais que a versão standard. Infelizmente, a linha F 900 R não é vendida no Brasil. Aqui, só temos a S 1.000 R e a G 310 R.

Comentários