BMW lança duas novas motos: R12 e R12 NineT

Marca alemã aumenta o line-up com uma cruiser e uma roadster, ambas com o conhecido motor boxer de 1.170 cm³

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Roberto Dutra
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A BMW surpreendeu o mundo com mais um lançamento. E, desta vez, em dose dupla: surgem a roadster R 12 NineT e a cruiser R 12. Naturalmente as duas compartilham vários componentes, mas têm propostas um pouco diferentes.

A roadster R 12 Nine T é uma moto para uso urbano, mas também para viagens. Tem design minimalista e tradicional: exibe farol redondo, tanque com encaixe para as pernas, bancos pequenos, para-lama dianteiro curto e rente à roda, para-lama traseiro bem elevado e rabeta curtinha e arrebitada.

Bmw R 12 Ninet
A R 12 NineT é claramente inspirada na R 1200 NineT que foi vendida no Brasil em 2014 e 2015
Crédito: Divulgação
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A moto também tem escape duplo com ponteiras curtas, no lado esquerdo, e suspensão dianteira ajustável, invertida e com o tubo de cima pintado na cor dourada. Os freios são Brembo, com disco duplo na frente e simples atrás, e as rodas são raiadas.

A R 12 NineT é assumidamente inspirada na R 1200 NineT, modelo semelhante que foi lançada lá fora em 2013 e que chegou a ser vendido no mercado brasileiro por curto período, em 2014 e 2015.

A R 12 é uma cruiser que surge para ser uma opção menor e mais barata à custom grandona R 18
Crédito: Divulgação
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Já a cruiser R 12 chega para ser uma opção menor a mais barata à custom grande R 18. Além do uso urbano, também é feita para viagens. Tem tanque mais gorducho e em foma de gota, banco com duas alturas, para-lama dianteiro igual ao da NineT, para-lama traseiro em estilo custom (mas não tip helmet) e tubos das suspensões pintados na cor preta. O escape duplo é o mesmo da roadster, mas as rodas são de liga leve.

Segundo a BMW, o chassi (quadro) usado nas duas é completamente novo. E ambas também usam o mesmo painel de instrumentos - que, fugindo às telonas de presentes em várias motos da marca, aqui é uma telinha retangular pequena e discreta, posicionada logo à frente do guidão.

O painel é uma telinha de TFT bem menor que as usadas nos modelos touring e big trail da marca
Crédito: Divulgação
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As duas têm outos baratos, como tomadinhas USB-C, 12 Volts e modos de pilotagem - rain, road e dynamic na R 12 nineT e roll e rock na R12. Controle de tração (DTC), iluminação full-LED e chave presencial também são itens de série.

Motor é bem conhecido

Já o motor é o conhecido boxer de 1.170 cm³ que já equipou - e ainda equipa - vários modelos BMW. Com origem no "sport boxer" usado na HP 2 Sport de 2007, tem refrigeração a ar e óleo. Na R 12 Nine T, entrega 109 cv de potência a 7.000 rpm e torque de 11,5 kgf.m a 6.500 rpm. Já na R 12, rende 95 cv a 6.500 rpm e torque de 11 kgf.m a 6.000 rpm.

O motor das novas R 12 e R 12 ine T é o conhecido boxer de 1.170 cm³ refrigerado a ar e óleo
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Cada uma delas será vendida em três opções de cores. A R 12 Nine T terá as opções Blackstorm Metallic, San Remo Green Metallic e Option 719 "Aluminium" com Night Black solid paint. Já a R 12 virá com as cores Blackstorm metallic, Aventurine Red metallic e Option 719 "Thorium" in Avus Silver metallic. São nomes pomposos para preto metálico ou sólido, verde, vermelho e prata.

Naturalmente neste momento não há previsão de chegada dos dois modelos ao Brasil. Como a antiga R NineT durou pouco por aqui e o segmento custom/cruiser de alta cilindrada é bem pequeno, temos dúvidas se um dia virão.

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